Américas têm 1,3 milhão de casos de covid na semana, alta de 14% ante a anterior

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne informou nesta quarta-feira, 29, que houve mais de 1,3 milhão de casos de covid-19 nas Américas na semana mais recente. Isso representa um avanço de 13,9% ante a semana anterior, disse ela, durante entrevista coletiva da entidade.

Houve ainda 4.158 mortes pela doença na semana mais recente, disse ela, que destacou o fato de que a alta dos casos ocorrem em todas as regiões das Américas, inclusive na América do Sul, nos Estados Unidos e no México.

No início da coletiva, Etienne chamou a atenção para o fato de que uma parte dos pacientes, após contrair covid-19, segue com sintomas por três meses ou mais. Segundo ela, centenas de milhares de pessoas podem desenvolver essa chamada “covid longa”, no quadro atual de grande disseminação da doença pelo mundo.

A diretora da Opas disse que essa é uma questão importante para as Américas. Além disso, comentou que é difícil estimar quantas pessoas são afetadas, já que a condição não tem sido oficialmente reportada. Etienne disse que os pacientes devem receber apoio profissional e a Opas destaca que é preciso reconhecer o problema, trabalhar pela reabilitação dos pacientes e pesquisar o tema.

A melhor maneira de garantir que se evite a covid longa é não pegar a doença, ressaltou Etienne. Segundo ela, o sintoma mais comum dessa condição é um cansaço “longo e persistente”, mas também há pessoas com problemas como falta de fôlego, perda de olfato e do paladar, além de outros problemas respiratórios, cognitivos e sensoriais.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Desabamento de estrada faz ao menos 48 mortos na China

As operações de resgate continuam em andamento após o desabamento de uma estrada na província de Guangdong, sul da China, que resultou em pelo menos 48 mortes, de acordo com informações atualizadas divulgadas pela imprensa estatal nesta quinta-feira. O desmoronamento, ocorrido na madrugada de quarta-feira, foi desencadeado pelas fortes chuvas que atingiram a região nas

Suspeita de contaminação faz Índia testar curry e temperos

(FOLHAPRESS) - O governo da Índia determinou nesta quinta (2) a inspeção de todas as marcas de misturas de especiarias em pó para uso culinário, como o curry. O motivo é a suspeita de contaminação por um produto químico que pode causar câncer em seres humanos. Os indianos são os maiores produtores, consumidores e exportadores

Turquia suspende relações comerciais com Israel em retaliação à guerra em Gaza

Um dia após a Colômbia romper ligações diplomáticas com Israel por causa da guerra em Gaza, a Turquia seguiu os mesmo caminhos nesta quinta-feira (2) e suspendeu todas as relações comerciais, após restringir no mês passado suas exportações para aquele país, anunciou o Ministério do Comércio turco. “As exportações e importações relacionadas com Israel foram suspensas”