Secretário da Defesa Civil fala dos prejuízos econômicos e sociais após chuvas em Alagoas

Publicado:

Quase 56 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em Alagoas após as fortes chuvas que atingem o Estado desde a última sexta-feira, 1. Segundo o boletim da Defesa Civil do Estado divulgado nesta segunda, 4, já foram seis mortes confirmadas. 51 cidades ainda estão em situação de emergência. Em entrevista à Jovem Pan News, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, deu detalhes dos esforços do Governo Federal para socorrer as vítimas. Inicialmente ele esclareceu que as chuvas são comuns na região nesta época do ano e explicou a situação: ???O que está acontecendo é uma chuva muito forte e muito concentrada, principalmente, nas bacias dos principais rios do Estado???.

???As cidades ao longo desses rios e algumas outras têm sofrido muito e, logicamente, com muitos danos humanos, materiais e prejuízos econômicos e sociais???, descreveu. O secretário transferiu seu gabinete para o Estado de Alagoas a fim de atender a população de perto e se comunicar com representantes dos municípios afetados e organizar as ajudas do governo e Forças Armadas.

???Estamos trabalhando dentro de um quartel do Exército Brasileiro em um posto de comando onde temos recebido os municípios aqui para captar essas necessidades e estamos socializando essas demandas com os demais órgãos do Governo Federal para um atendimento imediato. O momento agora é de resgate e socorro das pessoas, abrigamento e alimentação, que é a situação mais urgente no momento???, relatou.

Segundo o Lucas Alves, as demandas dos municípios alagoanos são variadas e vão desde recursos financeiros até apoio aéreo para socorro das vítimas: ???Ainda tem pessoas ilhadas que precisam de apoio das aeronaves e isso está sendo feito em conjunto com o Estado, que também tem disponibilizado aeronaves. Outros estão aqui pedindo recursos para conserto dos danos e alguns estão priorizando, como as águas ainda estão altas, recursos para abrigamento e para alimentação das pessoas afetadas???.

O secretário alertou para a realização de campanhas das unidades da Defesa Civil em cada município durante o período de chuvas: ???O sistema municipal de Defesa Civil é aquele que está no território e tem condição de colocar para as pessoas o treinamento de alta proteção e proteção comunitária para evitar, principalmente, as mortes???. ?? importante que a população que vive em áreas de risco fique atenta aos alertas emitidos pela Defesa Civil. Para receber as notificações, basta que o cidadão envie um SMS para o número 40199 com o CEP da sua residência.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Defesa Civil de SP reduz para 11 número de imóveis interditados após explosão de casa no Tatuapé

A Defesa Civil de São Paulo atualizou o número de imóveis interditados após a explosão que ocorreu na noite de quinta-feira (13) no...

Frente fria vai provocar temporais no Sul do país; leia a previsão

Um alerta de "grande perigo" foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os três estados da região Sul do Brasil e...

Morador da casa que explodiu no Tatuapé, em SP, já foi investigado por prática ilegal de soltura de balões

Aldir de Oliveira Mariano, de 46 anos, foi a vítima fatal da explosão ocorrida na noite de quinta-feira (14) no Tatuapé, zona leste...