???Outdoor ambulante??? e alimento sempre quente: Startups investem e inovam mochilas de entregadores

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A presença do delivery cresceu nos últimos anos com a criação de aplicativos para pedir comida e se intensificou ainda mais na pandemia ??? os gastos com essa modalidade de entrega somaram R$ 40,5 bilhões em 2021, um crescimento de 24% em relação ao ano anterior, segundo estudo feito pela empresa GS&NPD, em parceria com o Instituto Food Service Brasil. Sob os holofotes, o setor, então, passou a atrair a atenção para um dos itens necessários para que as entregas ocorram: as mochilas dos entregadores. Duas startups brasileiras focaram nas bags, uma enxergando uma oportunidade para propaganda, outra para resolver um problema que antecede até mesmo os aplicativos.

A Kenti, surgida em São Paulo em 2022, criou uma mochila que visa manter a temperatura dos alimentos. A ideia da empresa surgiu quando um dos fundadores, o físico Delfim Neto, se perguntou porque as pizzas que pediam frequentemente chegavam frias. A partir de então, começou a trabalhar em um protótipo. Com a ajuda de três sócios, iniciou a busca por uma bag que mantivesse a temperatura das entregas, fossem quentes como pizzas e hambúrgueres com batatas fritas, fossem frias como saladas e bebidas. O desenvolvimento do produto demorou dois anos e custou mais de R$ 5 milhões, até chegar em uma mochila que além do sistema de manutenção do calor ou do frio, conta com monitoramento eletrônico através de minicomputadores ??? foi necessário criar um algoritmo, encontrar formas de manter a bateria durável e também de aumentar o conforto dos entregadores com o peso que carregam, o que foi feito através de um velcro que prende a mochila no banco da moto e mantém as alças baixas, reduzindo a pressão nas costas dos motoboys.

Donos de restaurantes ouvidos pela reportagem relataram terem tido melhoras na logística das entregas, na satisfação dos clientes e, por consequência, no faturamento. A principal diferença na logística é permitir que os entregadores levem mais de um pedido de uma vez, o que reduz o tempo de espera e evita que os profissionais tenham que voltar aos restaurantes para buscar outras entregas. ???Acredito que é um grande diferencial na região onde estou, que é muito fria, e o raio [para entregas] acaba sendo maior que o normal. ?? um desafio conseguir manter a qualidade, a gente gosta de trabalhar com a pizza de uma qualidade muito boa e o delivery sempre prejudica um pouco. O nosso diferencial vai ser conseguir entregar um produto mais próximo da experiência que o cliente consegue ter no meu salão???, relata José Queiroz, proprietário da Duana, pizzaria que fica na zona norte de São Paulo, próxima à Serra da Cantareira. 

???Notei um crescimento nas compras neste mês. A recompra também aumentou, às vezes o cliente comprava uma vez e demorava outro para pedir de novo. Agora, nesse período, ele já pediu mais duas vezes ou três vezes. Também tenho notado mais comentários positivos nas redes sociais e sites de avaliações???, relata Luiz Morillo, dono da hamburgueria Big Lui Burgers, na zona sul da capital paulista. ????? um investimento que vale a pena, vejo o custo-benefício. O mercado de delivery de hambúrguer é acirrado, e a gente tem que entregar o melhor para o cliente. A médio e longo prazo, o benefício se paga???, avalia Morillo, que também conta ter expandido o raio de entrega.

Além do trabalho feito nas redes sociais, a Kenti busca conquistar clientes pedindo para fazer demonstrações, nas quais coloca um dos pratos do restaurante dentro de mochilas convencionais e dentro das produzidas pela Kenti e deixam lá por algum período de tempo, como 30 ou 40 minutos. A intenção é mostrar a diferença na temperatura ao final. As mochilas são concedidas em formato de assinatura que tem custo por entrega para os donos de restaurantes ??? a startup fica responsável pela manutenção e por fornecer novos upgrades. ????? uma tecnologia inédita, ainda não tem assistência técnica em todo lugar. Vender daria mais trabalho do que alugar???, explica Alessandro Andrade, um dos sócios-fundadores da Kenti. 

Os entregadores e funcionários de restaurantes passam por um processo de treinamento, tanto para questões práticas da bag quanto para poderem reforçar aos clientes, sempre que puderem, o diferencial de entregar a comida na temperatura adequada. De acordo com Andrade, embora a empresa tenha começado com restaurantes da região central de São Paulo, ela se expandiu pela cidade e até recebe pedidos de outros Estados, como Rio de Janeiro, Santa Catarina e Acre, enquanto a nova leva de mochilas é produzida. ???O delivery tem três problemas: temperatura, sabor e tempo de entrega. Nós resolvemos temperatura e sabor, que sempre andam juntos, e ajudamos a diminuir o tempo, ao permitir que mais de um pedido seja levado na mesma saída do motoboy. Os clientes vão pedir mais, porque vale a pena comer a comida quente e com qualidade???, reforça o CEO.

O ???outdoor ambulante???

Já a LedBox viu as caixas de entrega como oportunidades. Com milhares de motoboys circulando pelas grandes cidades, quantas pessoas poderiam ver uma campanha publicitária nas mochilas? Essa pergunta levou à criação da empresa, que instalou painéis de led de 40x40cm nos itens e selecionou 70 motoboys para andar pela cidade com os anúncios ??? eles continuam como autônomos e podem trabalhar com diferentes aplicativos também, embora devam cumprir uma carga horária semanal de 35 horas. A mochila tem mais de 120 componentes eletrônicos, através dos quais é possível rastrear o percurso de cada mochila e saber quantas pessoas estão sendo impactadas. A bag tem um GPS que é conectado a um painel de controle para os anunciantes e mapeia os dispositivos bluetooth de celulares e carros ao redor. 

Até agora, já foram feitas campanhas com Amil, Suhai, Pernambucanas, Uber Eats e Nissan. A tecnologia da startup, entretanto, também é capaz de realizar campanhas mais focalizadas e rodar um anúncio em locais e horários específicos. Uma padaria pode fazer sua propaganda ser vista apenas no bairro onde está localizada. Já as pizzarias podem anunciar apenas no período noturno, quando é feita a maior parte das vendas. Os entregadores recebem mais de 40 horas de treinamento teórico e prático no cuidado das mochilas. Segundo a empresa, eles relataram, ainda, ter notado um risco menor de acidentes de trânsito devido à visibilidade gerada pelo painel de led.

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