Evento na UPB reúne mais de 100 gestoras e reforça papel na mulher nas prefeituras

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Prefeitas e vice-prefeitas da Bahia participaram nesta quarta-feira (13) de um encontro na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB). Segundo a entidade, mais de 100 mulheres estiveram no evento. Nos 417 municípios baianos, 25% das gestões têm presença feminina, sendo 53 prefeitas e 59 vice-prefeitas. Uma das presentes foi a prefeita de Mucugê, na Chapada Diamantina, Ana Medrado.

 

Junto com o Senac Bahia, a gestora apresentou o painel “Fomento ao Empreendedorismo Feminino e seus Benefícios para os Municípios” e falou da experiência de Mucugê. Ela estimulou as colegas a criar políticas públicas de capacitação de mão de obra e estímulo ao turismo para fortalecer os negócios comandados por mulheres.

 

“Esse encontro é muito importante para que tenhamos o nosso momento de troca, para analisarmos e conversarmos sobre nossas dificuldades e também dividir boas experiências aplicadas nos municípios, sabendo que podemos contar umas com outras”, disse. As prefeitas de Cachoeira, no Recôncavo, Eliana Gonzaga; e a de Nilo Peçanha, Jaqueline Soares, no Baixo Sul; compartilharam da ideia de que é uma luta diária e permanente ser mulher e ocupar espaços de poder.

 

“O mais difícil não é vencer uma eleição, o difícil é se manter no cargo em uma sociedade machista que tenta o tempo inteiro nos desqualificar”, pontuou a prefeita de Cachoeira, primeira mulher e negra eleita para o cargo.  “Precisamos mudar essa realidade e eu acredito que nós juntas continuaremos buscando realmente o nosso papel na sociedade. As mulheres precisam protagonizar suas vidas”, afirmou Jaqueline.

 

A prefeita de Nilo Peçanha, que também é enfermeira, usou a fala para repudiar o caso recente envolvendo um anestesista que estuprava mulheres na sala de cirurgia durante o parto. “?? inaceitável que a mulher seja violada até em um momento tão sublime de dar a luz a uma vida”, afirmou.

 

Por meio de chamada de vídeo, o presidente da UPB, Zé Cocá, reforçou a importância das mulheres à frente das administrações. “Esse encontro marca a força da mulher na política. ?? extremamente importante a união de vocês para que a gente debata política pública com representatividade”, disse.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por agredir a mãe e maltratar a filha com deficiência em Juazeiro

Um homem de 43 anos foi preso pela Polícia Civil na última quinta-feira (22), acusado de violência doméstica e maus-tratos contra a própria...

Força Sindical realiza Encontro Regional para debater estratégias sindicais em Ilhéus

Lideranças sindicais de várias categorias participaram, na última quinta-feira (21), do Encontro Regional Sul e Extremo Sul, promovido pela Força Sindical Bahia, na...

Deputada sugere implementação de calendário fixo para realização de feiras de artesanato na nova Rodoviária

Deputada Olívia Santana (PCdoB) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um Projeto de Indicação para transformar o novo Terminal Rodoviário de Salvador,...