Weber envia à PGR pedido de inquérito contra Bolsonaro por homofobia

Publicado:

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre a possibilidade de abrir inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo crime de homofobia.

A vereadora por São Paulo Erika Hilton (PSol), pré-candidata a deputada federal, protocolou uma notícia-crime no STF, nesta quinta-feira (14/7), por LGBTfobia contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na noite de quarta-feira (13/7), durante a Convenção dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus (Comadesma), no Maranhão, Bolsonaro utilizou expressões consideradas homofóbicas e transfóbicas ao receber uma comenda do segmento que é uma de suas apostas na campanha pela reeleição.

Bolsonaro defende que ???Joãozinho seja Joãozinho a vida toda???

Nas declarações, o chefe do Executivo defendeu que ???o Joãozinho seja Joãozinho a vida toda???, que ???a Mariazinha seja Maria a vida toda??? e repetiu que o seu modelo de família é composto por ???homem, mulher e prole???. Ao defender barrar projetos de lei que não sejam conservadores, disse que durante o governo Lula (PT) houve tentativa de ???desconstrução da heteronormatividade???.

De acordo com a ação protocolada por Erika Hilton, que é uma mulher trans, as falas possuem ???evidente caráter homofóbico e transfóbico, uma vez que apontam com desdém e desrespeito a existência de pessoas com orientação sexual e identidade de gênero distintas do padrão heteronormativo???.

Segundo ela, o posicionamento de Bolsonaro caracteriza o crime de LGBTfobia, conforme estabeleceu o STF nos julgamentos da ADO 26 e no Mandado de Injunção 4733, que equiparou a conduta ao crime de racismo previsto na Lei 7.716/1989.

???Estar em um cargo público não permite a ninguém proferir discursos de ódio ou de incitação à discriminação e preconceitos. A lei serve para todos e, graças ao STF, a prática de homotransfobia é considerada crime. Se o presidente Bolsonaro quer continuar fazendo discursos homofóbicos, vai continuar sendo processado e um dia irá pagar pelos crimes que está cometendo???, afirmou.

No documento enviado à PGR, a ministra do STF pediu que o órgão se manifeste antes da análise do pedido pela Suprema Corte.

???Antes de qualquer providência, determino a abertura de vista dos autos à Procuradoria-Geral da República, a quem cabe a formação da opinio delicti em feitos de competência desta Suprema Corte, para manifestação no prazo regimental.???

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post Weber envia à PGR pedido de inquérito contra Bolsonaro por homofobia apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ídolo do Atlético-MG recebe indenização por perseguição na ditadura

A Comissão de Anistia do Governo Federal concedeu perdão a Reinaldo, ex-jogador e ídolo do Clube Atlético Mineiro, por perseguição política enfrentada durante...

Sudesb abre licitação para implantação do novo gramado do Estádio de Pituaçu

A Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) anunciou a abertura da Concorrência Eletrônica nº 008/2025, destinada à...

Quem é o brasileiro que pediu Magnitsky contra oficiais do Exército

Antonio Ésio de Sousa Cruz, um sargento reformado expulsou do Exército, fez um pedido ao Departamento de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA,...