Telescópio Hubble registra nuvens celestiais em nova imagem

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

S�?O PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) e a ESA (Agência Especial Europeia) divulgaram nesta sexta (12) novas imagens que o telescópio Hubble capturou de nuvens celestiais que estão localizadas a cerca de 1.000 anos-luz da Terra.

As fotos são de locais ao redor do objeto Herbig-Haro HH 505. Segundo as agências, esses tipos de objetos são regiões luminosas que estão ao redor de estrelas recém-nascidas. Eles são formados quando ventos estelares ou jatos de gás expelidos por essas estrelas formam ondas de choque ao colidir com gás e poeira em altas velocidades.

No caso do Herbig-Haro HH 505, os fluxos que originaram o objeto são advindos da estrela “IX Ori”, localizada na região da Nebulosa de �?rion, a cerca de 1.000 anos-luz da Terra.

As agências explicam que essa localidade conta com uma intensa radiação ultravioleta originada de estrelas jovens e brilhantes. Nessa região, milhares de estrelas se formam e é considerada como o local de formação estelar massiva mais próxima da Terra. Por isso, essa é uma das localidades mais examinadas pelo Hubble.

As novas imagens foram capturadas por um sistema de câmaras avançadas (ACS, na sigla em inglês). Com essa tecnologia, é possível que os astrônomos observem os jatos e fluxos que ocorrem na região das estrelas recém-nascidas.

O Hubble já vasculha o Universo e faz imagens dele há 32 anos. No final de março, o telescópio bateu um novo recorde: capturou a imagem da estrela mais distante já vista. Ela pertence a uma galáxia cuja luz partiu de lá apenas 900 milhões de anos depois do Big Bang, o evento que deu origem ao Universo como o conhecemos hoje.

No final de 2021, o James Webb foi outro telescópio lançado para capturar imagens do Universo. Segundo astrônomos, a qualidade das imagens capturadas por ele são um indicativo de que estamos perto de um novo momento da exploração espacial.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram ‘falha técnico-operacional’

A rede social X reiterou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não flexibilizou restrições a perfis bloqueados por ordem judicial. A Polícia Federal (PF) identificou que a plataforma vem permitindo que contas suspensas façam transmissões ao vivo. Em ofício enviado ao STF, os representantes da empresa no Brasil justificaram que houve uma "falha técnico-operacional" no

Califórnia faz projeto de lei para obrigar big techs a remunerar veículos de notícias

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Está avançando na Califórnia um projeto de lei que pode obrigar grandes empresas de tecnologia -como Google e Meta, dona do Facerbook e do Whatsapp- a remunerar veículos de notícias cada vez que exibirem trechos de artigos ou apresentarem links dos sites nos resultados de pesquisa ou nas redes sociais.

Chinesa apresenta carro voador que, de fato, se parece com um carro

PEQUIM, CHINA E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Chamados de carros voadores, os eVtols (aeronaves de decolagem e pouso na vertical) são uma aposta para o futuro da mobilidade. Entretanto, os veículos já apresentados se parecem mais com os helicópteros. A Xpeng quer mudar isso. O modelo exibido pela montadora chinesa no Salão de Pequim