CCR apresenta projeto para construção de VLT entre Piatã e Simões Filho

Publicado:

A concessionária CCR Metrô Bahia apresentou ao governo do estado, na última semana, um estudo em que projeta a construção de um novo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ligando o bairro de Piatã, em Salvador, a São Luiz, no município de Simões Filho.

 

O projeto ao qual o Bahia Notícias teve acesso prevê a instalação de uma linha de 20,4 km, percorrendo os corredores da Avenida 29 de Março, Orlando Gomes e a BA-528 (Estrada do Derba) – conjunto de avenidas conhecido com o Linha Vermelha. O novo sistema seria integrado ao metrô e ao futuro VLT do Subúrbio.

 

Segundo a empresa, o modal deverá contar com 20 paradas e poderá impactar 530 mil habitantes do Subúrbio, do Miolo e da Orla de Salvador. A implantação seria dividida em duas etapas. A primeira faria a ligação entre a futura Rodoviária, em Águas Claras, e a Praia de Piatã. O segundo – que dependeria da duplicação da BA-528 – seria entre Águas Claras e São Luiz.

 

Foto: Reprodução / CCR Metrô

 

Ao todo, 27 trens, com capacidade para transportar 400 passageiros cada, prestariam o serviço. O trecho contemplado pelo projeto apresentado agora se localiza no traçado em que, inicialmente, foi proposto um outro projeto de mobilidade: o Bus Rapid Transit (BRT).

 

O investimento, previsto no Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) da capital baiana, tem sido um objeto de um imbróglio entre a prefeitura de Salvador e a gestão estadual. 

 

Em março deste ano, o governador Rui Costa (PT) chegou a tocar no assunto (relembre aqui). Na ocasião, o petista anunciou que havia autorizado a aquisição de 20 ônibus elétricos para percorrer as vias. 

 

Ele também afirmou que tinha informado ao prefeito Bruno Reis (União) o interesse em assumir a operação do sistema BRT na Linha Vermelha quanto na Azul (Av. Pinto de Aguiar – Av. Gal Costa). “Nós queremos, desejamos e aceitamos esse desafio de rodar o transporte coletivo”, disse.

 

Alguns dias antes, o chefe do Executivo soteropolitano havia dito que estava disponível para discutir a possibilidade. “Havia previsão da implantação das estações do BRT que teriam que ser construídas pelo estado e passada e em seguida serem passadas para o município. Eu estou à disposição como sempre estive para qualquer diálogo com o governador”, admitiu Reis na época.

 

O fato é que equipamentos importantes e bairros populosos estão no raio de abrangência da nova linha de VLT estudada. O Senai Cimatec, o Hospital do Subúrbio, a nova Rodoviária, Valéria, Cajazeiras, Castelo Branco e Fazenda Coutos são alguns deles.

 

Ao Bahia Notícias, a CCR disse que, em conjunto com o poder concedente, “sempre avalia o impacto da mobilidade urbana na região metropolitana de Salvador onde há potencial integração com o metrô”. A proposta em questão foi uma dessas contribuições.

 

Procurada, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), pasta estadual que responde pela gestão do sistema metroviário, respondeu por meio de nota e confirmou a apresentação do estudo preliminar para ampliação da rede sobre trilhos, feita pela CCR Metrô Bahia, tendo como itinerário a Avenida 29 de Março. 

 

No entanto, a pasta informou que não poderia se pronunciar sobre detalhes. “A Sedur não tem como se manifestar considerando que foi um estudo que ainda está sendo analisado pelo Governo”, argumentou.

 

Reforçando a versão dada pela detentora da concessão, o órgão público acrescentou que as sugestões acontecem para que, conjuntamente, sejam encontradas formas de melhoria do transporte. “Assim, diversos estudos são debatidos em prol deste objetivo”, finalizou a secretaria.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF desarticula grupo que vendia dados sigilosos de segurados do INSS

A Polícia Federal, em colaboração com a Coordenação-Geral de Inteligência do Ministério da Previdência Social, lançou a Operação Truth nesta quarta-feira. O foco...

“Não há nada que vai nos parar”, diz relator da CPMI do INSS

Ricardo Ayres, relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS, não poupou palavras ao afirmar que “nada nos deterá” quando questionado sobre...

PMDF convoca candidatas sub judice para exames e testes de aptidão

No âmbito das decisões do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) anunciou, em...