Ministério fecha fábrica de ração e petiscos que matou nove animais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou, nesta sexta-feira (2), a interdição da fábrica Bassar Indústria e Comércio Ltda e o recolhimento nacional de todos os lotes de produtos da empresa, por suspeita de produtos contaminados. A Polícia Civil de Minas Gerais, informou, nesta quinta-feira (1º), que nove cachorros morreram após ingerir petiscos.

Segundo o Ministério, a equipe de fiscalização do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal esteve na tarde desta sexta no local e interditou a fábrica envolvida, localizada em Guarulhos (SP). O local ficará fechado até que sejam apresentadas todas as informações solicitadas pela fiscalização.

A princípio os produtos identificados com suspeita de contaminação são o Every Day sabor fígado (lote 3554) e o Dental Care (lote 3467). Ainda de acordo com o Ministério, o recolhimento dos produtos deve ser feito pela empresa e os produtos devem ficam apreendidos em depósitos próprios.

csm Collage Maker 01 Sep 2022 09.16 PM 565fd50713

A medida é preventiva e poderá ser alterada de acordo com o avanço das investigações que estão sendo conduzidas. O Ministério informou também que já coletou as amostras dos produtos, que estão sendo encaminhadas aos laboratórios para análise.

Após ter conhecimento dos casos, o Procon-SP disse nesta sexta-feira que irá notificar a empresa Bassar Pet Food para que preste esclarecimentos sobre as ocorrências.

Mortes
A Polícia Civil informou que já registrou a morte de nove cachorros que ingeriram os petiscos da marca Bassar com suspeita de substâncias tóxicas. Seis mortes ocorreram em Belo Horizonte, uma em Piumhi (MG) e duas em São Paulo.

Segundo a delegada Danúbia Quadros, há outros seis casos suspeitos de cachorros contaminados em Belo Horizonte e dois em Goiás. Os tutores procuraram a Polícia Civil para relatar que os animais passaram mal ou estão internados. 

Todos os cachorros que passaram mal são até o momento de porte pequeno. Até então, estavam aparecendo somente cães da ração spitz alemão, mas agora já há relato de um shih tzu, que está fazendo tratamento de hemodiálise, e também um yorkshire.

Os modelos de petiscos envolvido na contaminação dos cães são três: Dental Care, Every Day e Petz Snack Cuidado Oral. Todos são de fabricação da empresa Bassar.

“São lotes diferentes, são vários lotes. Os petiscos que as tutoras trouxeram para a gente, todos já foram encaminhados para a realização da perícia técnica cientifica da Polícia Civil, então, a gente agora aguarda o laudo em relação aos petiscos”, afirmou.

Monoetilenoglicol
Nesta sexta-feira (2), a Polícia Civil de Minas Gerais informou que identificou a presença de etilenoglicol em um dos petiscos entregues pelos tutores de animais que passaram mal ou morreram após a ingestão do alimento. Essa é a mesma que contaminou cervejas da Backer, que deixou 10 pessoas mortas em 2020.

De acordo com o laudo preliminar da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um dos cães morreu de insuficiência renal e uma das possibilidades que poderia ter causado esse quadro seria a intoxicação por etilenoglicol, substância tóxica usada como anti-congelante. 

“O etilenoglicol não é esperado de se encontrar em nenhum tipo de alimento, nem para animais nem para humanos (…) ?? um composto classicamente nefrotóxico, que causa danos renais, levando à insuficiência, que é exatamente um dos sintomas verificados nos animais acometidos por essa intoxicação”, disse a perita criminal Renata Fontes Prado ao g1.

Posicionamento
A fabricante Bassar Pet Food afirma que colabora com as investigações, assim como presta orientações aos consumidores que entram em contato com a empresa. Em nota, a Bassar Pet Food afirma que não utiliza e nunca utilizou o etilenoglicol na fabricação de nenhum de seus produtos. “O propilenoglicol utilizado é um aditivo alimentar presente em alimentos humanos e animal em todo o mundo. A Bassar adquire esses insumos de empresas idôneas e devidamente registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”, disse.

A empresa afirma ainda que enviou os produtos citados para análise no laboratório no Centro de Qualidade Analítica, cujo resultado deve ser divulgado nos próximos dias. “Por precaução, a companhia iniciou a retirada do mercado do lote 3554 do produto Everyday”, disse, em nota. A fabricante não se manifestou sobre as outras duas marcas, cujos nomes não foram informados por ela. Disse apenas que o produto retirado do mercado é o que consta no laudo preliminar da UFMG.

A fabricante acrescenta que vem tomando todas as providências para o esclarecimento do fato desde o dia em que recebeu o primeiro relato de possível intoxicação. “A Bassar reforça que não há nenhum laudo conclusivo sobre a causa das mortes dos cães e está segura da excelência e da segurança de seus processos de fabricação”, disse.

Petz retira três tipos de petiscos das prateleiras de suas lojas
Em nota, o Grupo Petz informa que logo que teve conhecimento do caso envolvendo os três tipos de petiscos fabricados e distribuídos pela marca Bassar, acerca de casos de intoxicação, retirou voluntariamente todos os itens dos pontos de vendas da rede, notificando a empresa Bassar para ciência e providências. São eles: Snack Cuidado Oral Hálito Fresco (produto que leva o nome da Petz na embalagem), Dental Care e Everyday, conforme informou a rede Petz. Os três tipos de petiscos vão permanecer fora das prateleiras até que seja concluído o laudo da Polícia Civil de Minas Gerais, afirmou.

“Procurada pelas autoridades, o Grupo Petz reitera que está acompanhando e colaborando com as apurações dos órgãos competentes e aguardando os esclarecimentos do fabricante, que por sua vez aguarda análises técnicas de órgãos reguladores para o tipo de produto”, acrescentou, em nota.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Noite de violência no Bairro Cajueiro deixa um morto e um ferido em Nova Viçosa

Nova Viçosa foi abalada por um tiroteio na noite de 31 de dezembro, no Bairro Cajueiro. Por volta das 22h, duas pessoas em...

Justiça do Ceará absolve Ciro Gomes em ação movida por Damares Alves

A Justiça do Ceará absolveu o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes em ação movida pela ex-ministra Damares Alves, que o acusava de calúnia,...

Genial/Quaest: maioria não acredita em perseguição contra Bolsonaro e acha que prisão foi causada por atos dele

Pesquisa Genial/Quaest, divulgada pela colunista Monica Bergamo da Folha de S.Paulo, mostra um retrato dividido da opinião pública brasileira sobre a prisão do...