PT aciona TSE contra pronunciamento de Bolsonaro em Londres

Publicado:

A coligação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, pelo discurso em tom político realizado neste domingo (18/9), em Londres.

O PT solicita que o tribunal proíba a campanha do presidente de usar, como propaganda eleitoral, qualquer vídeo, fotografia ou material gráfico produzido durante a viagem oficial de Bolsonaro ao Reino Unido, sob argumento de que o candidato ???sequestrou atos oficiais para fazer campanha, o que é absolutamente irregular???.

A representação justifica que o chefe do Executivo cometeu abuso de poder político e econômico ao fazer um pronunciamento com cunho político na sacada da residência oficial do embaixador brasileiro no Reino Unido. A legislação eleitoral proíbe atos de campanha em prédios públicos.

Bolsonaro e a primeira-dama Michelle estão em viagem oficial para participar do funeral da rainha Elizabeth II, que inclui cerimônias neste domingo e na segunda-feira (19/9). Esta manhã, o presidente afirmou, em discurso a apoiadores, que será eleito ainda em primeiro turno.

???Esse é o sentimento da grande maioria do povo brasileiro. Em qualquer lugar que eu vá do Brasil, como ontem estive no interior de Pernambuco, a aceitação é simplesmente excepcional. Não tem como a gente não ganhar no primeiro turno???, afirmou.

Veja o documento enviado ao TSE:

Representação contra discurso de Bolsonaro em Londres by Ana Flávia Castro on Scribd

 

Os advogados do PT também solicitam que links das redes sociais de Bolsonaro, e do candidato à vice na chapa para as eleições deste ano, Walter Braga Netto, sejam removidos. Por fim, pedem a aplicação de multa de R$ 25 mil, por infração à legislação eleitoral.

O post PT aciona TSE contra pronunciamento de Bolsonaro em Londres apareceu primeiro em Metrópoles.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Portugal decreta alerta de incêndios em meio à onda de calor extremo

Neste sábado (2/8), o governo de Portugal emitiu um alerta preventivo devido ao risco elevado de incêndios florestais, resultado da onda de calor...

Cinco mineiros seguem presos em mina no Chile; buscas continuam

As operações de resgate na mina El Teniente, no Chile, continuam intensas após um terremoto de magnitude 4,2 que resultou no colapso de...

Tarcísio anuncia auxílio moradia para vítimas de incêndio em Santos

Em um gesto decisivo diante da tragédia, o governo de São Paulo anunciou um robusto auxílio moradia para as vítimas do devastador incêndio...