Transparência Eleitoral Brasil diz que eleições fluem com normalidade

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Logo Agência Brasil

Entidade observadora das Eleições 2022 e membro da Comissão de Transparência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a organização da sociedade civil Transparência Eleitoral Brasil informou que, na manhã deste domingo (2) de eleições, as votações estão ocorrendo de forma tranquila, com as filas fluindo normalmente.ebcebc

???Ao que tudo indica, o eleitorado está fazendo eleições pacíficas, tal qual sempre se fez no Brasil???, disse a coordenadora-geral da Transparência Eleitoral Brasil, Ana Cláudia Santano, durante coletiva de imprensa que contou com a participação de representantes de missões internacionais de diversos países.

Segundo a coordenadora, 98 observadores estão acompanhando as eleições em cinco capitais: João Pessoa, Fortaleza, Curitiba, Belo Horizonte e Belém. Entre os locais observados há, inclusive, centros de detenção e aldeias indígenas.

Notícias relacionadas:

  • Votação para presidente já se encerrou em 59 países, informa TSE.
  • Número de urnas substituídas sobe para 1.420 em todo o país.
  • Brasil registra 339 crimes eleitorais e 130 prisões.

Segundo a coordenadora, 98 observadores estão acompanhando as eleições em cinco capitais: João Pessoa, Fortaleza, Curitiba, Belo Horizonte e Belém. Entre os locais observados há, inclusive, centros de detenção e aldeias indígenas.

Segundo ela, as filas estão ???fluindo normalmente, com cada eleitor levando entre 3 e 4 minutos para votar, o que é considerado uma ótima média???. A avaliação feita pela entidade indica que, durante a manhã, as pessoas estavam ???votando com tranquilidade??? e que há, nos locais de votação, ???informações suficientes para ajudar os eleitores???.

???A maioria das sessões abriram pontualmente às 8h. Nenhum caso de atraso superior a meia hora foi registrado. As urnas, em sua grande maioria, estavam bem instaladas, de forma a garantir o sigilo do voto. Foram poucos relatos de montagem indevida de urnas. Além disso, a capacitação de funcionários foi aperfeiçoada???, acrescentou

A representante da comissão disse que, até o momento, não havia nenhum relato de problema significativo envolvendo urnas ou voto. ???De todas as urnas acompanhadas, houve apenas cinco relatos de falhas. Todas foram resolvidas. Duas tiveram problemas na hora da emissão da zerésima; e três apresentaram travamentos. Todos os casos foram resolvidos com a reinicialização da urna???.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Especialistas dão 3 dicas para não fugir da academia no fim de ano

Chegou dezembro, mês em que muita gente já pensa em deixar a dieta para o próximo ano. A ideia de se esbaldar com...

Assaltos na Federação: Dupla é flagrada roubando e cantor de arrocha está entre as vítimas

Dois jovens foram flagrados praticando assaltos na Rua Mãe Menininha do Gantois, conhecida como a rua da...

CPMI do INSS ouve depoimento e avalia convocações de Messias e Zema

Além de ouvir um depoimento, a CPMI do INSS vota, nesta quinta-feira (4/12), uma série de requerimentos para convocar e convidar autoridades e...