Escolha da Fifa pelo Catar é alvo de interrogatório, revela jornal

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, passou por um interrogatório conduzido por juízes franceses para dar explicações sobre a escolha do Catar como sede da Copa do Mundo 2022. Infantino foi ouvido na condição de testemunha, segundo o jornal francês Le Monde.

O interrogatório ocorreu em outubro do ano passado. Gianni foi questionado sobre sua relação com o país, considerada bem próxima a ponto do mandatário ter uma casa em Doha, capital catari. Ele aluga o imóvel para familiares, de acordo com o Le Monde.

A investigação foi iniciada em 2019 pela Procuradoria Nacional de Finanças da Suíça, onde corre a investigação. Gianni é ítalo-suíço.

Em seu depoimento, o presidente da Fifa revelou ter ficado surpreso com a vitória do Catar diante dos outros concorrentes na ocasião: Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão e Austrália.

Apesar de ter sido braço-direito de Michael Platini, ex-presidente da Uefa que chegou a ser preso e posteriormente absolvido por suspeita de corrupção, Infantino alegou que desconhecia qualquer irregularidade na escolha do Catar como país sede da Copa.

???Eu nem sabia o que dizer quando Platini decidiu votar no Qatar, porque não conversávamos muito sobre isso. Se ele decidiu antes ou depois daquele almoço, não sei, mas certamente, depois daquela ocasião, ele ficou mais convencido???, afirmou o presidente da Fifa de acordo com o Le Monde.

O almoço citado por Infantino ocorreu 10 dias antes da confirmação do Catar como sede da Copa, e contou com a presença de Nikolas Sarkozy, presidente francês na ocasião.

O post Escolha da Fifa pelo Catar é alvo de interrogatório, revela jornal apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Seca lembra crise de 2014 e SP não descarta rodízio de água em 2026

O governo estadual e especialistas alertam que o rodízio de água pode entrar em vigor na Grande São Paulo em 2026, caso a...

Retrospectiva: NFL em São Paulo e Bola de Ouro se destacam em setembro

Entre os principais eventos esportivos de setembro, a Bola de Ouro coroou Ousmane Dembélé e Aitana Bonmatí, em meio a uma agenda marcada...

Paraguai entrega Silvinei Vasques à PF na fronteira com o Brasil

A polícia do Paraguai entregou à Polícia Federal (PF) do Brasil o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, na fronteira entre...