O mundo do futebol celebra neste domingo (23) o aniversário do maior atleta de todos os tempos. Nascido em Três Corações no dia 23 de outubro de 1940, o Rei Pelé comemora 82 anos de idade como o grande expoente que o esporte já viu, com feitos que ultrapassaram todos os limites, inclusive o de parar conflitos civis pelo mundo.
Maior artilheiro da história da Seleção, com 95 gols marcados, a Nossa Majestade levantou três dos nossos cinco títulos de Copa do Mundo (1958, 1962 e 1970) e revolucionou o futebol com sua genialidade e domínio completo de todos os fundamentos.
A CBF, por meio do presidente Ednaldo Rodrigues, celebra o aniversário do Rei do futebol com um enorme sentimento de gratidão por tudo o que foi feito dentro e fora de campo.
“O dia 23 de outubro deveria ser feriado mundial para todos os fãs do futebol em homenagem ao maior atleta de todos os tempos. ?? sempre uma alegria parabenizar o maior de todos”, afirmou o presidente da CBF, que acompanhou diversas partidas do ídolo.
“Lembro ainda hoje da emoção de ter visto o Pelé em ação em Ilhéus quando a seleção da cidade enfrentou o Santos em 1967. Eu tinha apenas 13 anos e fiquei impactado. Dois anos depois, viajei até Salvador para assistir o milésimo gol dele, que acabou não saindo porque o Nildo tirou o gol quase na linha. Eu e a Fonte Nova inteira vaiamos o zagueiro do Bahia. Três dias depois, o Rei marcou o milésimo no Rio diante do Vasco”, lembra Ednaldo Rodrigues.
Revelado pelo Santos em 1957, Pelé assumiu o trono do futebol logo em sua primeira Copa do Mundo em 1958 aos 17 anos de idade. Com seis gols marcados, o Rei foi fundamental na conquista do Mundial disputado na Suécia e deu início a um reinado jamais visto no futebol.
??nico atleta a ganhar três Copas do Mundo, o Rei voltou a levantar as taças em 1962, no Chile, e 1970, no México. Pelo Santos, o camisa 10 também fez história e levou o alvinegro praiano a se tornar um dos principais clubes do futebol mundial.
Foi pelo Peixe que ele parou a guerra na Nigéria em 1969 em uma das inúmeras viagens do Peixe pelo mundo.
Em 1971, Pelé se despediu da Seleção Brasileira, mas jamais deixou de ser a figura do futebol brasileiro e mundial. Até hoje, ele é dono do recorde de gols ao marcar 1281 tentos na carreira. Em 2020, o eterno camisa 10 foi homenageado pela CBF com a produção de uma estátua do Rei, que está exposta no Museu da Seleção Brasileira, na sede da CBF, no Rio.
Comentários Facebook