Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un parabeniza Lula

Publicado:

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) – O líder norte-coreano, Kim Jong-un, parabenizou o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela vitória na disputa pelo Planalto. No último domingo (30), Lula derrotou o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

A mensagem foi reproduzida através de comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte.

“Felicito-o pela sua eleição como Presidente da República Federativa do Brasil”, começou o líder norte-coreano, que está no poder desde 2011.

“Desejo-lhe boa sorte em sua nova função, expressando confiança de que o relacionamento amigável e cooperativo entre nossos dois países será aprimorado e fortalecido de acordo com as necessidades dos tempos”, completou Kim na breve nota.

O petista foi eleito com 50,90% (60.345.999 votos), ante 49,10% (58.206.354 votos) de Bolsonaro. Numericamente, Lula teve a maior votação da história. O recorde anterior era dele mesmo, em 2006, com 58,2 milhões de votos.

LÍDERES PARABENIZAM O PETISTA PELA VITÓRIA

Menos de 24 horas após a vitória nas urnas, Lula teve seu primeiro encontro como presidente eleito do Brasil com um chefe de Estado estrangeiro. Ele se reuniu na segunda-feira (31) com Alberto Fernández, presidente da Argentina e amigo de longa data, que chegou pela manhã a São Paulo.

“Todo meu amor, minha admiração e meu respeito, querido companheiro”, escreveu o argentino em uma publicação nas redes sociais. O post é acompanhado de um vídeo do momento em que os dois se encontraram. Fernández e Lula se abraçam, e o argentino diz ao brasileiro: “Presidente! Que alegria vê-lo!”.

Fernández já teve outros encontros com Lula, tendo até viajado a Curitiba em 2019, antes mesmo de ser eleito presidente da Argentina, para visitar o brasileiro na prisão.
Fernández foi um dos primeiros chefes de Estado a cumprimentar Lula pelo resultado das eleições mesmo virtualmente.

“Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e de futuro que começa hoje mesmo. Por aqui, você tem um companheiro com quem trabalhar e sonhar alto com a vida dos nossos povos”, publicou o presidente argentino no Twitter.

Segundo a campanha de Lula, outras lideranças estrangeiras ligaram para o presidente eleito, como Olaf Scholz, da Alemanha; o presidente francês, Emmanuel Macron; António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal; Miguel Díaz-Canel, de Cuba; e António Guterres, secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, também disse ter falado com Lula para parabenizá-lo pela vitória.

“Acabo de falar ao telefone com o novo presidente do Brasil, Lula. Mandei meus parabéns, desejando-lhe sorte na sua nova etapa no governo e vontade de trabalhar em conjunto na luta contra a pobreza, a fome e as mudanças climáticas”, disse.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

África registra quase 50 mil casos de Mpox confirmados

A mpox, uma doença viral de origem zoonótica, tem se alastrado pela África, contabilizando quase 50 mil casos confirmados em 28 países. Desde...

Zelensky e líderes europeus negociam em Washington um possível acordo de paz na Ucrânia

Na busca por uma solução para o conflito na Ucrânia, o presidente Volodymyr Zelensky se encontra em Washington neste dia 18, acompanhado de...

Comitiva de líderes europeus acompanhará Zelensky em reunião com Trump

Uma comitiva de líderes europeus desembarcará em Washington nesta segunda-feira, 18, acompanhando o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para um encontro com Donald...