Uber lança serviço ‘fura-fila’ em São Paulo

Publicado:

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A modalidade que permite ao passageiro pagar para “furar a fila” de espera por um carro da Uber foi lançada em São Paulo e no Rio de Janeiro na última segunda-feira (14).

Segunda a empresa, o Uber Prioridade tem um valor maior que o da categoria X, a mais comum, e já está em funcionamento em outras cidades do país desde o ano passado.

Questionada pela reportagem, a Uber não apresentou detalhes de como é calculada a nova tarifa. Também não disse em quantos minutos, no máximo, embarcará quem paga por prioridade.

A Uber afirma que a modalidade será limitada a momentos de maior demanda e para viagens de até 10 km de distância. O passageiro deverá digitar os locais de início e destino e escolher a opção Prioridade. Segundo a empresa, não é necessário baixar um novo aplicativo no celular.

O horário de funcionamento da modalidade que permite furar a fila de espera não é fixo e deve acompanhar a dinâmica de movimentação da cidade. Se houver muita demanda na volta para casa, no fim do dia, por exemplo, ela estará disponível.

Nesta quarta-feira (16), no início da tarde, horário de baixa movimentação, a Prioridade não aparecia entre as opções disponíveis para passageiros que gostariam de viajar entre a Vila Mariana e a região central de São Paulo, por exemplo.

Segundo a Uber, a escolha por usar ou não a nova modalidade é opcional e os motoristas parceiros podem decidir se querem ou não aceitar as viagens.

Além das duas capitais mais populosas do país, o Prioridade já é adotado em Belém, Campinas, Curitiba, São Luis, Santos, João Pessoa, Vitória, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza.

A empresa foi questionada sobre vários aspectos do seu novo serviço, mas não se manifestou.

A Uber não explicou, por exemplo, quanto as corridas vão custar a mais para quem optar pelo Prioridade. Também não disse qual percentual do valor arrecadado com a modalidade será repassado aos motoristas parceiros.

A reportagem questionou em quantos minutos, no máximo, o cliente que optou pela Prioridade efetuará o embarque, mas a empresa disse que não pode garantir em quanto tempo o passageiro será atendido.

Outra dúvida não respondida é se a Uber vai conceder algum desconto na tarifa para passageiros do X que ficarem mais tempo na fila de espera.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Autoridade britânica liga alerta para riscos de bolha da IA

O Banco da Inglaterra (BoE) fez um alerta sobre uma possível correção significativa no valor das grandes empresas de...

Polícia Federal investiga ataques cibernéticos contra deputados pró-PL Antiaborto

A Polícia Federal (PF) iniciou a Operação Intolerans nesta terça-feira, focando em suspeitos de ataques cibernéticos a sites de deputados federais que apoiaram...

IA inspirada no cérebro consegue simular atividade neural, diz estudo

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins realizaram um estudo que mostra como sistemas de inteligência artificial projetados com...