Futuro ministro da Defesa de Lula já conversou com Bolsonaro, diz colunista

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nome quase certo para comandar o MInistério da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, ex-presidente do Tribunal de Contas da União, foi aceito sem resistência e até com certo entusiasmo pelo Alto Comando do Exército, integrado por 16 generais. E também pelo próprio presidente Jair Bolsonaro.

 

De acordo com o colunista Ricardo Noblat do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias,  osé Múcio procurou Bolsonaro depois de ter sido escolhido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A conversa durou pouco mais de meia hora, segundo Bolsonaro contou a alguns dos seus auxiliares. Os dois conviveram por mais de duas décadas na Câmara quando ambos eram deputados. 

 

“Presidente, o senhor sabe que não sou homem de briga, nunca fui. Gosto de entendimento e já dei provas disso. É assim que me comportarei caso venha a ser ministro da Defesa”, teria dito Múcio a Bolsonaro.

 

O ex-presidente do TCU foi convidado por Lula para a Defesa e o orientou a procurar generais da ativa e da reserva e tratar da transição em sua área. Foi por sugestão de José Múcio que Lula desistiu de montar um grupo de transição específico para a área militar.

 

Nem ele, nem generais dispostos a colaborar com o novo governo sentiam-se à vontade para aparecer no Centro Cultural Banco do Brasil, sede da equipe de transição. O futuro ministro tem algo a ver com a decisão do Alto Comando do Exército de evitar que os comandantes militares abandonem seus cargos antes da hora.

 

Ainda segundo a coluna, os novos comandantes vão ser os oficiais mais antigos do Exército, Marinha e Aeronáutica. Seus nomes, e mais o de Monteiro Filho, deverão ser anunciados por Lula ao longo desta semana.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Índia, Coreia do Sul e cúpulas: a agenda internacional de Lula em 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já traça a agenda internacional de 2026, com o objetivo de atrair investimentos e ampliar a...

Congresso mandou R$ 26 milhões para cidade que teve prefeito, vice e vereadores presos no MA

O Congresso Nacional enviou R$ 26,5 milhões em emendas para Turilândia, Maranhão, desde 2023, enquanto a Justiça determinou a prisão do prefeito, da...

Seca lembra crise de 2014 e SP não descarta rodízio de água em 2026

O governo estadual e especialistas alertam que o rodízio de água pode entrar em vigor na Grande São Paulo em 2026, caso a...