Tragédia com os yanomamis aproxima bolsonaristas do governo Lula

Publicado:

As imagens dramáticas que revelaram as condições de saúde do povo yanomami aproximou autoridades bolsonaristas de Roraima ao governo Lula, que tem se empenhado na tentativa de reverter esse quadro.

O governador do estado, Antônio Denarium, que já foi do PSL e hoje está no Progressistas, e o senador Hiran Gonçalves, do PP, foram eleitos com o apoio de Jair Bolsonaro, que fez campanha e gravou vídeos e mensagens em apoio a ambos.

Bolsonaro é apontado como o principal responsável pelo o que está ocorrendo com os indígenas e acusou Lula de montar uma “farsa da esquerda” sobre este assunto. O STF decidiu investigar o governo Bolsonaro por divulgação de dados falsos sobre os yanomamis.

Mas os políticos aliados do ex-presidente no estado, ao contrário, buscam apoio do governo federal. E participaram de reuniões com ministros em Brasília e elogiaram a ação da União.

“Quero agradecer a presteza com que vossas excelências nos atenderam aqui, em nome do governo de Roraima, do povo de Roraima, e realmente o nosso espírito é de realmente nos responsabilizarmos juntos as esferas federal, estadual e municipal, como preconiza o nosso maior patrimônio, que é o Sistema Único de Saúde (SUS), que está incorporando aqui esse ministro muito competente, que nos dá todo apoio” – disse Hiran Gonçalves, após encontro.

Denarium elogiou a parceria com o governo federal, falou do entrosamento com as equipes dos ministério envolvido no ação em favor dos yanomamis.

“Iremos fazer um levantamento específico das comunidades indígenas e vamos pautar cada necessidade que tem em saneamento básico, educação e saúde dando prioridade para fazer o atendimento emergencial qualificado para os nossos povos indígenas. A parceria com o ministério da Saúde, que o responsável pela saúde indígena, precisa da parceria do governo do estado para fazer um atendimento amplo e melhor para as comunidades indígenas”- disse o governador.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaristas lançam site para receber denúncias contra Moraes

Na madrugada de um sábado agitado, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) deu um passo audacioso ao lançar o site "Dossiê Moraes". Essa...

Mulher presa em 8/1 vai para SP após furar prisão domiciliar mil vezes

Iraci Megumi Nagoshi, uma mulher de 73 anos, se vê agora sob a supervisão das grades da Penitenciária Feminina de Sant’Anna, em São...

Trump considera perdoar George Santos: “Sete anos é muito tempo”

Em uma recente entrevista ao canal Newsmax, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, levantou a possibilidade de perdoar George Santos, o ex-deputado...