Vídeo mostra PM atirando e matando adolescente rendido no Espírito Santo

Publicado:

Imagens de câmera de segurança mostram o adolescente sentado na calçada sendo baleado

Cinco policiais militares foram presos por participação na morte de um adolescente de 17 anos durante abordagem na quarta-feira, 1º, em Pedro Canário, a 270 quilômetros de Vitória, no Espírito Santo. Nesta quinta-feira, 2, a Justiça converteu a prisão dos suspeitos em preventiva, quando não há prazo para ser encerrada.

Imagens de câmera de segurança mostram o adolescente sentado na calçada e dois policiais na cena. Um dos PMs parece pedir para que ele se levante e, em seguida, atira à queima-roupa. No boletim de ocorrência, os agentes descreveram que o adolescente “colocou a mão na cintura na tentativa de sacar uma arma de fogo”, o que não fica claro no vídeo.

No Espírito Santo um policial matou a tiros um jovem de 17 anos, que já havia se rendido.
Um assassino como esse anda por aí, armado, fardado e supostamente representando o Estado? pic.twitter.com/dAUbeKZWzJ

— Sérgio A J Barretto (@SergioAJBarrett) March 2, 2023

“Diante desses indícios, a Polícia Militar efetuou a detenção dos militares. Recolheu o vídeo e o boletim de ocorrência. Eles serão trazidos, presos, para o Presídio Militar (no Quartel de Maruípe, em Vitória)”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, em Vitória.

Segundo o comandante, os detidos são dois cabos e três soldados, todos com menos de dez anos atuando na corporação. Durante depoimento na Corregedoria da PM, todos preferiram ficar em silêncio. Nesta quinta-feira, ekes passaram por uma audiência de custódia.

O caso
Na quarta-feira, 1º, a Polícia Militar foi acionada por moradores, dizendo que indivíduos armados intimidavam a população do bairro São Geraldo, em Pedro Canário. “Duas viaturas foram até o local. Houve uma troca de tiros. Três indivíduos estavam presentes. Um fugiu. Um foi preso com um simulacro (de arma de fogo). E o outro foi preso, posteriormente, com uma arma real, uma pistola, dentro de uma residência. Posteriormente, ele pulou o muro e aí foi feita aquela ação que vocês tiveram acesso nos vídeos via redes sociais”, detalhou Caus.

No B.O. os policiais justificam: “para cessar a iminente injusta agressão efetuou 02 (dois) disparos com a referida arma em direção ao indivíduo”. O adolescente estava contra a parede, com o PM de frente para ele. Segundo Caus, se a informação presente no B.O for inverídica, os policiais cometeram outro crime. “Se eles colocaram uma versão diferente no boletim de ocorrência, ‘fatos inverídicos’, também serão responsabilizados. É crime militar”, disse o comandante-geral da PM.

Apesar da possibilidade de contradição entre o B.O e as imagens do circuito interno, o comandante-geral da Polícia Militar informou que uma arma de fogo foi encontrada com a vítima. “As informações que me chegam é que o indivíduo tem 17 anos e, com ele, a arma foi apreendida no quintal. Antes de ele pular o muro, ele teria trocado tiros com a PM. A arma está apreendida e é uma pistola .40. Inclusive, um dos projéteis, nesta pistola apreendida, estaria alojada dentro do cano. O que é isso? Ela não teve força para poder sair do cano. Mas teve alguém que puxou o gatilho”, disse Caus.

Reação
Logo após as imagens da morte do adolescente viralizarem nas redes sociais, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), escreveu no Twitter. “Determinei que sejam tomadas as providências imediatas à apuração do caso.”

A Defensoria Pública do Estado pediu o afastamento dos policiais e recomendou “urgência” na instalação de câmeras nos uniformes dos PMs capixabas. O Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH) também cobrou investigação. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) informou que acompanhará os desdobramentos. O Ministério Público disse estar fiscalizando e acompanhando as investigações envolvendo a morte.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Congresso, assembleias e câmaras alienados (Eduardo Fernandez Silva)

Em um cenário político em que a distância entre representantes e representados se torna cada vez mais preocupante, é alarmante perceber que o...

Suspeito de assassinar gari está preso com filho que matou professora

Na manhã de um dia comum, três vidas se entrelaçam em um cenário de tragédia. Renê da Silva Nogueira Júnior, um empresário de...

Planalto vê um motivo para críticas recentes de Tarcísio a Lula

Os recentes comentários do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, direcionados ao presidente Lula, têm gerado discussões no Palácio do Planalto. Assessores...