Hran oferece tratamento contra doença que impede evolução dea gravidez

Publicado:

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) é referência, no Centro-Oeste, no acompanhamento da doença trofoblástica gestacional, quadro que impede a evolução da gravidez e coloca a vida de gestantes em risco. A unidade de saúde recebe pacientes encaminhadas pelas redes pública e privada, às segundas-feiras, das 14h às 18h, e às sextas-feiras, das 8h às 12h.

Também conhecida como mola hidatiforme ou gestação molar, a doença tem causas ainda desconhecidas e ocorre quando há fecundação anormal do óvulo, o que pode levar a uma gestação sem embrião. Independentemente de haver um ou não, o desenvolvimento da criança não ocorre.

Em algumas pacientes, a doença se manifesta como um câncer, com possibilidade de afetar órgãos diferentes e até levar à morte. O diagnóstico prevê uma notícia delicada às mães: significa que a gestação não vai progredir e que será necessário tratamento com eventual quimioterapia. Apesar disso, se adequadamente tratada, a mola hidatiforme tem cura total.

 

Ainda que desconhecida, a doença não é incomum. No Brasil, estima-se um caso de gravidez molar em 400 gestações.

Entre os principais fatores de risco estão a idade: é mais provável o diagnóstico ocorrer em mulheres com pelo menos 35 anos, ainda que possa também existir em mães mais jovens.

O acompanhamento tem como principal exame o beta HCG (sigla em inglês para Gonadotrofina coriônica humana); dependendo do resultado, é possível identificar a permanência da “mola” mesmo após a aspiração das células com anomalia.

Cerca de 20% das mulheres precisam complementar o procedimento com a quimioterapia para evitar o alastramento dessas células para outras partes do corpo. Depois, é mantido o acompanhamento do beta HCG, inicialmente com periodicidade semanal, mais tarde, mensal e, por fim, anualmente.

Com o tratamento oferecido no Hran, há formas de recuperar a saúde da mulher e, se for o desejo dela, até viabilizar uma gravidez.

Com informações da Agência Brasília

The post Hran oferece tratamento contra doença que impede evolução dea gravidez first appeared on Metrópoles.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Sereia do Sexo” é absolvida da acusação de atrair cafetão para morte

Em um desfecho surpreendente, Ana Clara Silva dos Santos, 22 anos, conhecida como a "Sereia do Sexo", foi absolvida pela justiça de Samambaia,...

Juiza transfere ação de plágio contra Adele para São Paulo e Toninho Geraes volta à estaca zero

Toninho Geraes, o compositor que alega que a famosa cantora Adele plagiou sua música 'Mulheres' em 'Million Years Ago', agora enfrenta um revés...

Especialistas divergem sobre legislação contra crimes digitais

O Brasil enfrenta um cenário desafiador com o aumento da criminalidade digital, que inclui desde golpes em larga escala até o aliciamento de...