TAGS

Bahia lança novo planejamento ambiental com ações para preservação

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Agricultura Arquivo Correio

O novo planejamento ambiental da Bahia foi lançado pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (1º). A proposta do programa Bahia + Verde é impulsionar a economia através da sustentabilidade e criar novos modelos de gestão e governança participativa, com avanços das políticas públicas ambientais. A iniciativa conta com apoio de braços da Organização das Nações Unidas (ONU).

São sete eixos de atuação com 25 projetos. Na prática, estão previstas ações de proteção e recuperação do patrimônio natural e ecoturismo, uso de tecnologia no combate ao desmatamento ilegal, e modernização de sistemas para ampliar o acesso a água encanada. Consta também a revisão de procedimentos de outorga de uso de água e a criação de áreas de proteção. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou dois decretos de revisão de normas.

“São ações para a gente organizar a pauta de responsabilidade para que a gente possa, primeiro, regrar e regulamentar o uso, e depois, utilizar-se de recursos oriundo de multas e injetar em ações ambientais. Além disso, o programa vai permitir dar conta da nossa responsabilidade e fazer articulações com a iniciativa privadas e outras instâncias do governo nesse sentido”, afirmou.  

O programa estabelece também consulta prévia aos povos indígenas, quilombolas e tradicionais, qualificação de pessoal e novos canais de comunicação com as comunidades ruais. Está previsto também a criação de projetos de energia limpa, como eólica e solar, e ampliação do uso de diesel e hidrogênio verde, a abertura de hubs de negócios regenerativos, redução da emissão de gases do efeito estufa e elaboração de planos específicos de enfretamento às mudanças climáticas.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), no CAB, e ficou lotado. O representante adjunto da ONU para Alimentação e Agricultura, Gustavo Chianca, apresentou alguns dados.

“Em todo o mundo a degradação da terra afeta quase 2 bilhões de hectares, onde vivem 1,5 bilhão de pessoas. Todos os anos 12 milhões de hectares de terra são degradados, o que representa cerca de 23 hectares por minuto. Entre agora e 2030, a restauração e a proteção de 350 milhões de hectares de ecossistema terrestres e aquáticos degradados poderá gerar U$ 9 trilhões em serviços ecossistêmicos, ou seja, restaurar traz dinheiro. Preservar é o nosso futuro”, afirmou.  

O novo planejamento estabelece também a ampliação e eficácia de recursos financeiros nessas áreas com foco na economia global de sustentabilidade. Segundo as autoridades, as ações devem começar a partir deste mês de junho.

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Quatro ficam feridos em acidente com ônibus na Bahia

Pelo menos três adultos e uma criança ficaram feridos em um acidente com um ônibus em um trecho da BR-324. O fato ocorreu na manhã desta quinta-feira (16) na altura do km 557, perto do acesso a Santo Amaro, no Recôncavo.   Segundo o Calila Notícias, parceiro do Bahia Notícias, o veículo, da empresa São

Transalvador realiza ações para conscientizar motociclistas sobre acidentes nesta quinta-feira

A campanha Maio Amarelo na capital baiana terá duas ações a serem realizadas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) nesta quinta-feira (16), com foco nos motociclistas. Uma delas acontece no Salvador Shopping e a outra vai ocorrer no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, com foco na redução de acidentes para este segmento.  

Julgamento que analisa cassação de Sérgio Moro acontece nesta quinta-feira

O julgamento que vai analisar a possível cassação do senador Sérgio Moro (União-PR) acontece na manhã desta quinta-feira (16), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, reservou a sessão da próxima terça-feira (21), para análise da ação caso seja necessário.    O ex-juiz da Operação Lava Jato, está sendo