O evento com os pré-candidatos à deputado federal, deputado estadual, senado e ao governo do estado foi um termômetro de como devem se comportar os prefeitos e principais lideranças políticas nas próximas eleições.
O evento realizado nesta sexta-feira (27), no Cenarium Eventos, no bairro Monte Castelo, em Teixeira de Freitas, reuniu a maioria dos prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região extremo sul da Bahia, confirmando a tendência de apoiarem grupo político do atual governador, Rui Costa, nas próximas eleições.
Com exceção do Prefeito Manoelzinho da Madeira (Nova Viçosa) e Betão (Lajedão) – ambos do DEM – e de Marcelo Angênica (Itamaraju), por questões políticas partidárias, a grande maioria dos treze prefeitos devem apoiar a reeleição de Rui Costa.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições do ano de 2016, a região do extremo sul da Bahia contabilizou 318.380 eleitores votantes. Deste número, de acordo com o número de eleitores em cada um dos municípios reunidos, o atual governador deve ter o apoio de dez município que, juntos somam, 240.154. Os outros três municípios somam 78.226 eleitores.
Como o voto é democrático e o eleitor não segue necessariamente a vontade político dos prefeitos de cada uma dessas cidades, o prestígio de cada um vai ser medido na urna, confirmando ou não a transferência da intenção de voto para os candidatos apoiados por cada um deles.
.