MPF investiga falta de remédio para trombose na rede pública de saúde da Bahia

Publicado:

O Ministério Público Federal instaurou um inquérito civil para investigar o desabastecimento do medicamento Enoxaparina 40mg, injetável utilizado no tratamento de trombose venosa, infarto e outras doenças relacionadas ao sistema circulatório, no estado da Bahia. A portaria que determina a abertura da investigação foi publicada no Diário do MPF Eletrônico desta quarta-feira (14).

 

O processo, assinado pelo procurador da República Leandro Bastos Nunes, foi impetrado após a abertura de um procedimento preparatório pelo órgão federal, após denúncia, protocolada em agosto do ano passado, de que a falta do remédio ocorreu por conta da aquisição insuficiente por parte do Ministério da Saúde (MS).

 

De acordo com a publicação no DMPF-e, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), braço do governo federal que é responsável pela assistência farmacêutica, foi oficiada sobre a abertura do inquérito para que possa se manifestar sobre o tema em até trinta dias.

 

O Bahia Notícias buscou a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a fim de saber detalhes sobre o desabastecimento no território baiano. A pasta, por meio de nota, informou que desconhece o processo aberto pelo MPF e que, na Bahia, há estoques do medicamento, não havendo atraso algum na entrega pela administração federal.

 

A reportagem também procurou a assessoria de comunicação do Ministério da Saúde, que não deu nenhuma devolutiva até a publicação desta matéria.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entendendo a Previdência: O INSS negou seu benefício? Descubra como ter uma segunda chance

Receber uma negativa do INSS pode ser um golpe duro para muitos brasileiros. Porém, essa não é...

Prefeitura do interior de SP perde R$ 500 mil em emenda por atraso

Em uma reviravolta preocupante, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista, interior de São Paulo, perdeu a oportunidade de receber R$ 500 mil destinados...

Perseguição e tiroteio: Polícia prende traficante após ‘Operação Pegasus’ em Teixeira de Freitas

Na noite de 31 de julho, a Operação Pegasus em Teixeira de Freitas culminou na prisão de Rafael Santos Braga, um homem de...