Alexandre de Moraes: ‘Honra histórica dar posse à 1ª ministra negra’

Publicado:

O ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, empossou a advogada Edilene Lobo como ministra substituta da Corte Eleitoral nesta terça-feira (8/8), em cerimônia realizada em seu gabinete em Brasília.
“É uma grande alegria, uma honra histórica, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, dar posse à primeira ministra negra da história do Brasil”, afirmou Alexandre.
Moraes prosseguiu elogiando o trabalho e a competência da jurista e disse que “além desse trabalho e competência, hoje ela se torna um símbolo a diversidade, a mulher, a mulher negra”.
Edilene chegou a ser cotada para as duas vagas abertas para o cargo de ministro titular do TSE, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques.
Com a decisão, Lula indicou Edilene Lobo para a vaga deixada por Ramos Tavares. O nome dela integrava uma lista tríplice e foi referendada de forma unânime pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
No atual cargo, ela poderá participar de julgamentos de ações e recursos nos quais os ministros titulares não puderem participar.
No período eleitoral, os ministros substitutos são responsáveis por analisar ações que tratem de irregularidades nas campanhas.
  • Quem é a advogada mineira escolhida para o TSE
Doutora em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Edilene Lobo leciona como professora do curso de Direito na Universidade de Itaúna, na região Central de Minas.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher usava foto de delegado para aplicar golpe do falso Pix na Bahia

Em um episódio que evidencia a ousadia do crime no Brasil, uma mulher de 29 anos foi detida em Santo Antônio de Jesus,...

Mauro Cid pede perdão judicial ao STF ou pena menor que dois anos

Em um desdobramento dramático da investigação sobre uma suposta tentativa de golpe, Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, apresentou ao Supremo...

Caixa cria novo modelo de agência para se aproximar da população

A Caixa Econômica Federal inova ao lançar um modelo de agência projetada para se aproximar da população, especialmente nas comunidades de baixa renda....