A um mês da saída de Aras, juristas fazem documento em defesa de PGR “garantista”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Juristas e políticos se uniram na defesa pela escolha de um procurador-geral da República garantista para ocupar a vaga de Augusto Aras. No documento, o grupo quer que o próximo líder da Procuradoria-Geral da República (PGR) leve em conta os processos a perspectiva dos direitos individuais do acusado.

 

O texto, ao qual O Globo teve acesso, é assinado por mais de 100 signatários e entre eles estão o ex-presidente da República e advogado José Sarney, o professor titular da PUC-SP Eduardo Arruda Alvim, o ex-presidente da Associação Paulista do Ministério Público Felipe Locke Cavalcanti, o ex-presidente da OAB-SP Luiz Flávio Borges D’Urso, o advogado José Eduardo Alckmin e o ex-ministro do governo Temer Carlos Marun. O documento foi organizado pelo advogado criminalista Marcelo Knopfelmacher.

 

“Nós, brasileiras e brasileiros, viemos a público manifestar apoio à escolha de PGR que se comprometa com os preceitos do Estado Democrático de Direito e com as garantias individuais que estão na base da Constituição. Em um passado não distante, o Brasil passou por difícil período de perseguições e de processos viciados por delações e expedientes controvertidos. Além da criminalização da política e do punitivismo fora das hipóteses legais, a concentração de poderes individuais no Judiciário também é aspecto que preocupa os signatários”, diz o texto.

 

O documento diz ainda que “a PGR ultimamente teve papel fundamental para repor a centralidade do Estado de Direito e das garantias individuais em seu devido lugar”.

 

Conforme a publicação, o movimento não faz apoio direto a nenhum nome e acontece a menos de um mês da saída de Aras do posto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  tem sinalizado a aliados que ainda não escolheu o sucessor, mas passou a deixar claro que não pretende manter Augusto como PGR. 

 

Os mais cotados, até então, são o subprocurador-geral Antonio Carlos Bigonha e o vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gonet.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda o caso do detento cego que desapareceu com tornozeleira no DF

O caso de Ernesto Floriano Damasceno Vilanova — um detento cego, gago e com deficiência intelectual — ganhou grande repercussão após ser revelado...

Bombeiros buscam banhista arrastado pelas ondas no litoral de SP

Um homem desapareceu no mar nesta quinta-feira, 1º de janeiro, após tentar atravessar a região conhecida como segundo canal, na praia de Vila...

Duas pessoas ficam feridas após carro bater em mureta no DF

Um acidente deixou duas pessoas feridas na noite desta quinta-feira (1º/1). O carro colidiu contra uma mureta em frente a um clube, na...