Dados sobre violência na Bahia são apresentados pela SSP para deputados durante reunião na AL-BA

Publicado:

Reduções das mortes violentas e dos roubos a bancos, os investimentos e o combate às facções foram apresentados para deputados estaduais na manhã desta quarta-feira (20). O secretário da Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner, participou da reunião na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

 

O convite para o encontro foi realizado pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia. Além do secretário, participaram da apresentação a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Nilton Machado, a diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica, perita criminal Ana Cecília Bandeira, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini.

 

LEIA TAMBÉM:

Adolfo Menezes avalia reunião na AL-BA sobre segurança pública da Bahia: “No caminho certo”
Oposição se diz otimista em reunião com Werner, mas critica orçamento destinado a segurança pública

 

De acordo com a SSP, Integração, inteligência e investimentos, eixos principais da secretaria, nortearam a explanação do secretário Werner. Na parte da integração, o chefe da pasta citou as operações com órgãos estaduais, PF, MP e instituições municipais.

 

Na área de inteligência, Werner destacou os cinco novos Núcleos criados em Salvador e no interior, o trabalho do Disque Denúncia, em parceria com a comunidade,  e a operação Unum Corpus da Polícia Civil. Em apenas um dia, 425 criminosos foram capturados.

INVESTIMENTOS
A Secretaria de Segurança Pública apontou que cerca de 4.500 novos policiais e bombeiros até o final de 2024, pouco mais de 700 viaturas, entre elas semiblindadas, aproximadamente 1.000 fuzis, 4.500 coletes balísticos e reestruturação das forças com as criações de novos Comandos, Departamentos e Coordenações foram enfatizados pelo secretário.

 

“Uma parte desse investimento foi direcionado para a valorização do servidor. Aumentamos em 50% o valor pago por arma apreendida, ampliamos as promoções e o pagamento pela redução de mortes violentas”, salientou Werner.

 

O secretário lembrou ainda da expansão da tecnologia do Reconhecimento Facial na Bahia. Entre janeiro e setembro, a ferramenta auxiliou na localização de 518 foragidos da Justiça. “Desde a sua implantação são 1.093 pessoas com mandados de prisão localizadas. Cerca de 80% respondem a homicídios, tráfico de drogas, estupro e roubo”, completou.

PRODUTIVIDADE E ESTATÍSTICAS
Ainda de acordo com a SSP, doze mil prisões, média de 50 por dia, cerca de quatro mil armas de fogo apreendidas, entre elas 48 fuzis, número superior a toda a quantidade encontrada no ano passado e seis toneladas de entorpecentes foram dados apresentados do período de janeiro a setembro.

 

“Essas armas apreendidas refletem nos dados estatísticos. Em 2023 estamos com redução de 4% das mortes violentas e de 54% das explosões de instituições financeiras. Nosso combate às organizações criminosa seguirá firme, para ampliarmos as reduções dos índices”, finalizou Werner.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tatuador é encontrado morto dentro de casa em Brumado

Na noite de sábado (1º), um jovem tatuador de 29 anos foi encontrado morto em sua residência, na Praça Donatila Meira...

Polícia Civil desmonta acampamento de grupo envolvido com tráfico e homicídios no baixo sul da Bahia

Na madrugada deste domingo, a Polícia Civil da Bahia desmantelou um acampamento em Nilo Peçanha, utilizado por um grupo criminoso envolvido com tráfico...

Imagens mostram momento em que produtor rural é baleado durante ataque que deixou dois mortos em Itamaraju

Imagens e áudios começaram a circular na manhã deste domingo (2), mostrando Joabson Lima Alves, cunhado de uma das vítimas fatais, ferido durante...