Faculdade de Salvador oferece exames preventivos de câncer de mama e colo do útero

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Exames preventivos de câncer de mama e colo de útero serão oferecidos gratuitamente por uma universidade de Salvador, a partir do próximo dia 20.  

 

O serviço oferecido pelo o Curso de Enfermagem da Unijorge em parceria com com o AMADO – Núcleo de Apoio à Comunidade LGBTQIAPN+ inicou agendamento para atendimentos gratuitos com foco no rastreamento para mulheres e população trans. As consultas vão acontecer entre os dias 20 e 27 de outubro e contará com coleta de exames preventivos e triagem para possíveis encaminhamentos para mamografia, nos casos indicativos. Serão disponibilizadas 30 vagas por dia.  

 

As consultas serão realizadas no Instituto de Saúde, no campus Paralela, nos turnos matutino, vespertino e noturno, mediante a apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. O serviço será prestado por acadêmicos do curso de enfermagem da UJ, sob orientações dos professores da instituição. O agendamento prévio deve ser por meio do Whatsapp (71) 99611-6919.

 

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. A Bahia tem uma taxa estimada de 43,28 casos para cada 100 mil mulheres. O câncer do colo do útero (CCU) tem aproximadamente 570 mil casos e 311 mil mortes registrados anualmente no mundo, sendo que cerca de 87% a 90% das mortes causadas pela doença ocorrem em países em desenvolvimento.

 

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Unijorge, Danuza Carvalho, fatores relacionados ao acesso e à qualidade dos serviços de saúde, bem como ao nível socioeconômico das mulheres são apontados como responsáveis pelas dificuldades no controle do câncer no Brasil.   “A ação ofertada pelo curso de enfermagem da Unijorge surge da necessidade de promover saúde com foco no rastreamento e prevenção em tempo oportuno, visando a redução de mortes de mulheres e população trans”, afirma.

 

A coordenadora ressalta ainda a parceria com o AMADO para ampliar o atendimento para a população trans. “Importante destacar que pessoas transexuais e transgêneros também podem ser acometidos pelo câncer de mama e de colo de útero.  Para homens e mulheres trans, o risco está ligado aos hormônios de afirmação de gênero desejados e precisam de uma atenção especial”, conclui.

 

SERVIÇO 

 

Consultas para prevenção e rastreamento do câncer de mama e do colo do útero

Consultas:  Dias 20 e 27 de outubro de 2023

Local: Instituto de Saúde, Unijorge, campus Paralela

Informações e agendamento prévio: (71) 99611-6919 (Whatsapp)

Valor: Gratuito

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Vídeo: UPA do DF onde bebê morreu à espera de UTI está superlotada

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Recanto das Emas, onde um bebê de 1 ano morreu nessa quarta-feira (15/5) à espera de transferência para uma unidade de terapia intensiva (UTI), está superlotada. A UPA em questão enfrenta uma grande demanda, devido ao fechamento da tenda da dengue na região, o que faz com que a

1ª Semana Nacional dos Juizados Especiais atenderá cidadãos e promoverá capacitações para magistrados

Entre os dias 3 e 7 de junho, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) realiza a 1ª Semana Nacional dos Juizados Especiais. A programação presencial acontece no Fórum Ministro Adhemar Raymundo da Silva, onde funciona a Central dos Juizados Especiais, no bairro do Imbuí, em Salvador.    Conduzido no TJ-BA pela Coordenação dos Juizados

Em menor município do estado, figuras carimbadas da política disputam pleito municipal com “novato”

Em meio a grandiosidade territorial da Chapada Diamantina, o município de Lajedinho desponta como o menor município do estado, com 3.527 habitantes e 0,43 km² de área urbanizada, segundo o Censo de 2022. Lajedinho também é uma das cidades que conta com mais eleitores do que munícipes, com 3555 eleitores, 28 votantes a mais que