Demora em processo de regularização traz incertezas sobre destino do antigo Odorico Tavares

Publicado:

O destino do imóvel que abrigava o antigo Colégio Estadual Odorico Tavares continua gerando mais dúvidas do que certezas. Localizado no Corredor da Vitória, um dos locais com o metro quadrado mais caros de Salvador, o equipamento escolar foi desativado em janeiro de 2020, sob a justificativa de que o número de matrículas estava aquém da capacidade. 

 

Na época, o então governador Rui Costa (PT) enviou para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um Projeto de Lei que autorizava o leilão do espaço. A proposta foi aprovada sob protestos da classe estudantil e professores que lecionavam na unidade.

 

Passados mais de dois anos, o projeto ainda não saiu do papel. Ao Bahia Notícias, a Secretaria de Administração do Estado (Saeb) informou que “o imóvel está no trâmite da regularização fundiária, atendendo às exigências do cartório de registro de imóveis”. 

 

A última declaração pública sobre o assunto aconteceu em junho, quando a reportagem questionou o ex-secretário de Educação na época do ocorrido e atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT).

 

Na ocasião, Jerônimo garantiu que o destino do imóvel seria selado ainda em 2023. “Ali a gente vai tentar, até o fim deste ano, tomar uma decisão sobre o que iremos fazer com o Odorico”, projetou.

 

Se depender de vontade do chefe do Executivo baiano, o espaço poderá ser desafetado para a destinação dos recursos referentes a venda na construção de outros equipamentos de educação e saúde em bairros periféricos.

 

“Continuo mantendo de que a gente possa ter essa mesma intenção de fazer ali algum investimento que possa ser traduzido em investimentos para escolas e hospitais”, alegou Jerônimo.

 

De acordo com o governador, a preferência é que o recurso deva ser direcionado para a edificação de outras unidades escolares. “Como é escola, o interesse nosso é que a gente possa fazer uma troca por outras escolas construídas com o mesmo porte que temos”, disse.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretária de Educação Rowenna Brito será “a candidata” de Jerônimo Rodrigues em 2026; entenda

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) está se preparando para as eleições de 2026, promovendo uma série de apostas em seu grupo...

Tabela base do Baianão 2026 é definida; Veja confrontos da primeira fase e data do Ba-Vi #505

A Federação Baiana de Futebol (FBF) anunciou, na manhã desta segunda-feira (3), a tabela base da primeira rodada do Campeonato Baiano de Futebol...

Deputada Ivana Bastos é internada com quadro de colite e segue em observação na UTI

A deputada Ivana Bastos, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, foi internada nesta segunda-feira, dia 3, após ser diagnosticada com colite, uma inflamação...