PF apreende US$ 170 mil em dinheiro com diretor afastado da Abin; veja foto

Publicado:

 (FOLHAPRESS) – A Polícia Federal encontrou US$ 171 mil em espécie durante busca e apreensão na casa do secretário de planejamento de gestão da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Paulo Maurício Fortunato. Ele é o atual 03 da agência.

Ele é um dos alvos da investigação sobre uso irregular de um sistema secreto de monitoramento de geolocalização de celulares durante o governo de Jair Bolsonaro.

Fortunato Pinto foi afastado das funções pelo ministro Alexandre de Moraes. Ele atuou durante o governo de Bolsonaro como diretor de Operações de Inteligência da agência -área responsável por adquirir e manusear o software cujo uso é investigado.

O dirigente afastado foi nomeado como secretário de Planejamento e Gestão, o terceiro cargo mais alto na estrutura da Abin, pelo atual chefe da agência, Luiz Fernando Corrêa, quando ainda não era investigado.

De acordo com o currículo divulgado no site da Abin, Fortunado Pinto é formado em Ciências Econômicas e dentro da área de inteligência tem experiência em contrainteligência, contraterrorismo e análise do crime Organizado transnacional.

Além de ocupar o Departamento de Operações de Inteligência na gestão Bolsonaro, ele já foi diretor do Departamento de Contrainteligência e diretor interino do Departamento de Inteligência Estratégica.

Ele também foi representante da Abin no Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) e cno Conad (Conselho Nacional Antidrogas) e adido de Inteligência na Embaixada do Brasil na Argentina no período de 2010 a 2011.

Ainda segundo os dados da agência, ele foi coordenar da Abin em eventos como Rio+20, Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas e Paralimpíadas Rio.

Leia Também: Moraes afasta número 3 da Abin, e PF prende 2 servidores em operação

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Flávio Dino entra em campo e rebate pressão dos EUA sobre o STF

A tensão nas relações entre Brasil e Estados Unidos atingiu um novo patamar, com a postura do governo americano provocando reações firmes do...

Os avanços e recuos de Hugo Motta para punir os golpistas da Câmara

Na última quarta-feira, Hugo Motta, presidente da Câmara e representante do Republicanos da Paraíba, lançou um desafio ao convocar uma sessão com o...

Nagasaki faz minuto silêncio em memória dos 80 anos da bomba atômica

Neste sábado, 9 de agosto, Nagasaki recordou as **tragédias** do bombardeio atômico que devastou sua cidade há **80 anos**. Às 11h02, momento exato...