Oposição no Senado usa rejeição à DPU para alertar sobre risco de indicar Dino ao STF

Publicado:

Integrantes da oposição e de alas do Centrão no Senado têm utilizado a derrota do governo na escolha do comandante da Defensoria Pública da União (DPU) para alertar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o risco de indicar Flávio Dino – ministro da Justiça e Segurança Pública – ao Supremo Tribunal Federal (STF). Dino é cotado para ocupar a cadeira deixada por Rosa Weber. 

 

Com 38 votos contrários, 35 a favor e uma abstenção, o plenário do Senado rejeitou, nesta quarta-feira (25), a indicação de Igor Roque para o cargo de defensor público-geral federal (veja aqui). 

 

Conforme informações do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, publicamente e em conversas reservadas, senadores dizem que a votação da DPU é um recado a Lula de que podem repetir a dose, caso Dino seja indicado ao STF.

 

“Essa só foi uma mostra. Que o governo não venha com Dino para o STF, uma indicação totalmente política”, disse à coluna o líder do PL no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ).

 

Outro que indicou que a derrota do governo poderia se repetir no caso de Dino foi o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Em seu X (antigo Twitter), ele provocou Lula. “Vai Lula, indica o Flávio Dino pro STF… O Senado tá esperando”, escreveu.

 

Assim como o indicado para a Defensoria Pública da União e outros tribunais superiores, o escolhido de Lula para a vaga de Rosa Weber no STF terá de passar por sabatina e votação no Senado.

 

Ainda, segundo o Metrópoles, a reprovação de Roque acendeu o alerta do próprio Flávio Dino. Ele receia seguir caminho semelhante por ser hoje o principal porta-voz do governo contra a chamada extrema-direita bolsonarista. O ministro da Justiça já foi aconselhado a moderar o tom, sobretudo com a oposição ao governo no Senado.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por estupro de cinco crianças entre 7 e 14 anos na Bahia

Em uma operação tensa, um homem foi preso em Itamaraju, na Bahia, sob a acusação de ter cometido abusos sexuais contra cinco crianças...

Justiça Federal suspende norma do Conselho Federal de Medicina que restringia atendimento a pessoas trans

A Justiça Federal no Acre recentemente tomou uma decisão significativa ao suspender, de maneira provisória, uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM)...

Ratinho faz homenagem emocionante para a mãe, que morreu aos 93 anos

Na última sexta-feira, o apresentador Ratinho compartilhou uma homenagem tocante à sua mãe, Maria Talarico Massa, que faleceu aos 93 anos. Em meio...