TJ-BA realiza nesta quinta-feira Encontro Baiano sobre Precatórios de Dívidas Municipais

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Promovido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o “Encontro Baiano sobre Precatórios de Dívidas Municipais” ocorre na quinta-feira (9), das 8h às 17h, no Auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB). O evento, realizado por meio da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp), oferece palestras e tutorias individualizadas sobre a situação de cada ente devedor.

 

O objetivo do encontro é dar aos gestores e aos técnicos representantes dos municípios noções elementares sobre o regime de processamento, a organização e o pagamento de precatórios no âmbito do TJ-BA.

 

O evento é organizado pelo Comitê Gestor de Contas Especiais, presidido pelo desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro; e pelo Núcleo Auxiliar de Conciliação de Precatórios (NACP), gerido pelo juiz assessor especial da Presidência, Sadraque Oliveira Rios Tognin.

 

De acordo com o Presidente do TJ-BA, desembargador Nilson Soares Castelo Branco, “o Núcleo de Precatório constatou a imperiosa necessidade de qualificação dos entes devedores, sobretudo os municipais, no que diz respeito à compreensão de aspectos elementares sobre o conceito de precatório, regime constitucional de pagamento de precatórios e regras procedimentais da rotina do Núcleo”. 

 

Para o desembargador Raimundo Cafezeiro, “a realização desse evento, na modalidade de ação formativa dos gestores e dos técnicos representantes dos entes devedores municipais, seguramente, viabilizará frutuosos resultados na redução da inadimplência, garantindo-se a eficácia da tutela jurisdicional correspondente à obrigação de pagar, por meio de precatórios”. 

 

O NACP é órgão da Presidência do TJ-BA responsável pelo processamento e pagamento dos precatórios, além de tentativas de conciliação entre credores e devedores de precatórios. 

 

Confira a programação do evento

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Governador do Acre se torna réu por corrupção, mas STJ nega afastamento do cargo

O governador do Acre, Gladson de Lima Cameli (PP), se tornou réu por corrupção nessa quarta-feira (15). O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), e, por unanimidade, Cameli se tornou réu por organização criminosa, corrupção passiva e ativa, peculato, lavagem de dinheiro e fraude à licitação.   De

Mais de 100 vítimas: dentista adulterava raios-x para enganar clientes

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu em flagrante o dentista João Vitor de Carvalho pelo crime de exercício ilegal da profissão. De acordo com as investigações, o homem adulterou as imagens de exames radiográficos dos pacientes que atendia para simular que realizava um tratamento. Ao todo, ele teria feito mais de 100 vítimas

Juizados Especiais do TJ-BA dispõem de salas passivas e registro de queixas sem advogados

Para assegurar a participação em audiências virtuais de cidadãos que não têm acesso a equipamentos e à internet, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) disponibiliza Salas Passivas de Videoconferência também nos Juizados Especiais.   No Fórum do Imbuí, sede dos Juizados Especiais em Salvador, é disponibilizada uma sala passiva com dez espaços individuais de