“Lutar por mais mulheres na política deve ser uma luta de todos”, afirma ministra do TSE durante inauguração na AL-BA

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, participou do evento que marcou a inauguração das salas da Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta quinta-feira (23). O Bahia Notícias deu com exclusividade que a estrutura da Procuradoria, projeto é de autoria da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), seria inaugurada neste mês de novembro.

Durante sua participação remota, no evento que ocorreu no Auditório Jorge Calmon, a primeira ministra negra do TSE falou sobre a desigualdade de gênero no Brasil e a necessidade de haver mais mulheres na política.

 

“Lutar por mais mulheres na política deve ser uma luta de todos, inclusive dos homens. Daqueles que entendem que a política precisa da participação ativa das mulheres. Nós precisamos continuar firmes por mais inclusão. A luta é forte e é pesada, mas a situação só vai mudar se continuarmos empenhadas”, afirmou a ministra destacando que o Brasil assinou, ainda em 2015, o acordo de paridade de gênero da Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030 para que mulheres, homens, sociedade civil, governos, empresas, universidades e meios de comunicação “trabalhem de maneira determinada, concreta e sistemática para eliminar as desigualdades de gênero”.

 

Marcaram presença no I Seminário da Procuradoria Especial da Mulher da AL-BA, a deputada federal e procuradora da mulher da Câmara dos Deputados Soraya Santos, e da Secretária de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo, além de deputadas federais e estaduais, vereadores e prefeitas de diversos municípios.

 

A deputada Fabíola Mansur destacou a importância da inauguração das salas e do evento em reunir diversas figuras que defendem o empoderamento feminino e o aumento da representatividade feminina. 

 

Prefeitas e deputadas durante a inauguração das salas da Procuradoria | Fotos: Vaner Casaes e João Valadares/ALBA

 

“Momento histórico nessa casa. Procuradoria Especial da Mulher que estará estimulando procuradorias municipais, Essa é uma forma de capilarizar as políticas, trazer um acolhimento individualizado para mulheres vítimas de violência e cursos de capacitação. É uma entidade totalmente diferente que vai receber mulheres de todos os lugares da Bahia”, destacou a deputada Fabíola Mansur.

 

Na opotunidade também foi assinado o primeiro termo entre a Defensoria Pública da Bahia e a Procuradoria Especial da Mulher para unir esforços de atendimento e acolhimento para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

GDF: veja metas para reduzir número de pessoas morando na rua em 2024

Nessa segunda-feira (27/5), o Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou o Plano de Política Distrital para a População em Situação de Rua. O documento é composto por áreas, ações e prazos para que as medidas sejam adotadas. Para 2024, o governo prevê que 13 operações do plano sejam iniciadas. As metas estão divididas em sete

PL apresentado na Câmara quer proibir participação de juízes em eventos pagos por quem tem ações em tribunais

Um projeto de autoria do deputado federal Tião Medeiros (PP-PR) quer vedar aos juízes a participação em eventos patrocinados por pessoas ou empresas com ações nos tribunais em que atuam.    Para tal, o texto, que prevê a adição de dispositivos à Lei Orgânica da Magistratura (Loman), também prevê que magistrados não possam participar de

Romário e Marcos Braz são investigados pela PF por suposto esquema de corrupção

O vereador Marcos Braz  (PL), vice presidente do Flamengo, e o ex-jogador e senador Romário (PL-RJ), estão sendo investigados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF), nesta semana,  em razão de um suposto envolvimento em um esquema de desvio de dinheiro em um projeto esportivo da Prefeitura do Rio de Janeiro.   Segundo