Após pressão, MJSP libera processo para regulamentar Polícia Penal

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) liberou o processo que dá sequência à regulamentação da carreira da Polícia Penal do Distrito Federal, nesta quarta-feira (29/11).

A categoria chegou a convocar uma assembleia para pressionar a pasta. No entanto, a senadora Leila Barros (PDT-DF) conversou com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, sobre a questão, e a medida será anunciada pelo ministério.

“O projeto é um ato de reconhecimento aos policiais penais do Distrito Federal. A regulamentação dessa carreira trará diversos benefícios para a segurança pública”, comentou Leila Barros.

Atualmente, o DF conta com cerca de 1,7 mil policiais penais, que acompanham uma população carcerária de aproximadamente 18 mil pessoas.

“Esses profissionais são responsáveis por manter uma política penitenciária com eficiência e paz nos presídios da capital [federal], com repressão e prevenção à atuação de facções e boas práticas junto aos reeducandos”, acrescentou a senadora.

Etapas Depois do aval do MJSP, o processo seguirá para análise do Ministério da Gestão e da Inovação. Na sequência, tramitará pelas pastas de Planejamento e Casa Civil, até chegar à Presidência da República. Depois o Executivo enviará um projeto de lei sobre o tema para o Congresso Nacional.

A regulamentação da carreira de policial penal do DF atende os critérios da Emenda Constitucional 104, norma que transformou os cargos de agentes penitenciários no de policiais penais.

Na capital federal, a carreira fica sob comando do Palácio do Buriti. No entanto, a categoria é custeada com recursos do Fundo Constitucional (FCDF) — o que, por envolver de verbas da União, depende de regulamentação por meio de lei federal.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Homem é morto a tiros em depósito de bebidas em bairro de Salvador

Um homem foi morto a tiros em um depósito de bebidas no bairro do Tororó, em Salvador. O crime ocorreu neste sábado (18). Segundo a polícia, quatro homens encapuzados chegaram ao local em um veículo de cor azul e atiraram contra a vítima, informou o G1. Até o início da tarde deste domingo (19) não havia

Equipes de resgate encontram helicóptero do presidente iraniano

Equipes de resgate encontraram o helicóptero onde estava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, na manhã de segunda-feira (20/5), no horário local. A aeronave caiu no domingo (19/5), em uma região com forte neblina e de difícil acesso, quando a comitiva presidencial retornava de uma viagem ao Azerbaijão Oriental. A informação foi confirmada pela organização

Produtor rural morre após carro capotar em estrada vicinal no Sudoeste baiano

Um homem de 66 anos, Antonio da Silva, produtor rural, natural de Jaguaquara, no Sudoeste baiano, morreu vítima de um acidente com o carro que ele conduzia em uma ladeira, estrada vicinal, localidade de Riacho do Silva, perímetro do município de Itaquara, na manhã deste domingo (19).   De acordo com o Blog do Marcos