UPB pede Medida Provisória como ação para enfrentar drama da estiagem no interior baiano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em visita a Brasília desde esta quarta-feira (13), a direção da União dos Municípios da Bahia (UPB) busca ações para minimizar os efeitos da estiagem. No estado, mais de 170 municípios já estão com decretos de emergência e já morreram mais de 200 mil animais, muitos de grande porte, com bois e vacas, segundo o presidente da UPB, Quinho (PSD), também prefeito de Belo Campo, no Sudoeste.

 

Uma das reivindicações da entidade é a proposição de uma MP (Medida Provisória) para injetar recursos nas prefeituras para o enfrentamento dos efeitos da falta de água.  Quinho estima algo em torno de R$ 500 milhões. Os repasses viriam para fornecer água potável e bruta, esta para as plantações, além de alimentação animal.

 

“As perdas são grandes e o estado vai viver um momento difícil se essa situação se prolongar e não houver uma ação rápida dos governos do estado e federal. Uma medida provisória seria importante neste momento”, disse o presidente da UPB ao Bahia Notícias.

 

O prefeito de Belo Campo também pediu a abertura de mais um galpão da Companhia Nacional de Alimentos (Conab) para escoamento da distribuição de alimentos, devido à precariedade dos locais de origem. Ainda nesta quinta-feira (14), Quinho se reúne com os ministros do Desenvolvimento Agrário e da Assistência Social e Combate à Pobreza, Paulo Teixeira e Wellington Dias, respectivamente.

 

Os encontros também vão ter na pauta o drama da estiagem. Uma das regiões mais afetadas na Bahia é o chamado Sertão Produtivo, em cidades como Guanambi e Brumado. Outros municípios do Sudoeste também têm a situação agravada, como Tremedal, Licínio de Almeida, Iuiú, Belo Campo, entre outros. 

 

Nesta sexta-feira (15), a direção da UPB tem encontro com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em que vão tratar também de ações para o enfrentamento da estiagem.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Opinião: Após enxugar gelo para ser candidato à reeleição, Coronel vê chances derreterem publicamente

Para integrar a chapa majoritária de 2026 do governo, o senador Angelo Coronel terá que aceitar ser suplente e ouvir a promessa de...

Confira os resultados e a classificação da primeira rodada do Baianão 2026

A primeira rodada do Campeonato Baiano de 2026 terminou no último domingo (11), revelando os primeiros movimentos da tabela. Bahia, Barcelona de Ilhéus...

Governo anuncia nova desapropriação em área de 478 mil m² para construção da Ponte Salvador-Itaparica

O Governo do Estado da Bahia anunciou novas desapropriações para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. As áreas ficam na cidade de Vera Cruz...