PF promete solução em breve para caso Marielle Franco

Publicado:

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, afirmou, ontem, que os assassinatos da vereadora carioca Marielle Franco e de Anderson Gomes terão um desfecho ainda no primeiro trimestre deste ano. A afirmação foi feita em uma entrevista, ontem, à rádio CBN. A parlamentar e seu motorista foram mortos em uma emboscada na noite de 14 de março de 2018, no bairro do Rio Comprido, zona central do Rio de Janeiro.

“Esse é um desafio que a PF assumiu no ano passado. Estamos há menos de um ano à frente dessa investigação, de um crime que aconteceu há cinco anos, mas com a convicção de que ainda neste primeiro trimestre a Polícia Federal dará uma resposta final do caso”, assegurou Andrei, na entrevista.

Há poucos dias, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, garantiu que o assassinato de Marielle seria “integralmente resolvido” em breve. “No dia 2 de janeiro (de 2023) disse que iríamos elucidar o caso Marielle Franco. Quero reiterar e cravar: não tenho dúvida de que o caso Marielle em breve será integralmente elucidado. É um caso fundamental pelo simbolismo de defesa das mulheres, das mulheres da política e, portanto, da política. Marielle representa a defesa da vida”, comentou Dino, no balanço de gestão à frente da pasta, em 21 de dezembro passado.

Em outubro, o inquérito que apura o duplo homicídio foi enviado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) — tramitava, anteriormente, na Justiça do Rio. Isso porque suspeitas relacionadas ao ex-deputado estadual fluminense Domingos Brazão, atualmente conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), levaram à mudança de foro. Ele foi citado na delação premiada do ex-policial militar Élcio Queiroz, preso como suspeito de envolvimento no crime — ele teria dirigido o carro do qual o miliciano e ex-policial militar Ronnie Lessa fez os disparos contra Marielle e Anderson.

Além de Ronnie e Elcio, no ano passado a PF prendeu, em 24 de julho, o ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, o Suel. Ele teria ajudado a esconder armas do assassino e de ter feito a “campana” que levou à emboscada contra a vereadora.

Suel também é apontado como a pessoa que levou o Chevrolet Cobalt de cor prata, utilizado na noite do duplo homicídio, para um desmanche no Rio, a fim de apagar os traços que levam ao crime. O ex-bombeiro foi condenado, em 2021, a quatro anos de prisão por atrapalhar as investigações, mas cumpria a pena em regime aberto.

Joias sauditas

Na mesma entrevista, Andrei afirmou que espera finalizar, também no primeiro trimestre, a análise das investigações sobre o recebimento e a destinação de joias e presentes dados por autoridades estrangeiras ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, a fase atual é de reunir dados colhidos junto às agências norte-americanas envolvidas na apuração do caso.

“É preciso lembrar que as joias foram levadas, vendidas e negociadas nos Estados Unidos. Portanto, há muitos elementos de prova que estão naquele país. Estamos finalizando questões administrativas e deveremos enviar uma equipe nossa para, junto a uma equipe nos Estados Unidos, finalizar essas coletas e essas informações. Estimar prazo de conclusão de investigação é sempre temerário, mas quero crer que, no primeiro trimestre deste ano, a gente já tenha a conclusão dessa e de outras investigações”, previu.

Integrantes do governo Bolsonaro tentaram trazer ilegalmente para o Brasil um conjunto de colar, anel, relógio e um par de brincos de diamantes. Os itens eram um presente do regime da Arábia Saudita para o então presidente e a primeira-dama Michelle Bolsonaro e foram apreendidos no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Andrei disse, ainda, que o caso das joias envolve provas dos Estados Unidos e que o valor dos objetos, além do preço em si, também envolve o valor da marca dos bens. Ele afirmou que o custo dos presentes recebidos pelo ex-presidente pode chegar próximo de R$ 6 milhões. (Colaborou Fabio Grecchi e com Agência Estado)

Saiba Mais

  • 1 bombeiros acham bebe largado em riacho em goias 34003707 Brasil Bebê de 1 ano é encontrado morto em córrego de Aparecida de Goiânia
  • 22032023ed 02 27669036 32076335 Brasil PF prende em aeroporto operador que lavou R$ 1,4 bi em criptoativos
  • julieta e encontrada morta 33996482 Brasil Artista venezuelana morta no Amazonas foi roubada, estuprada e enterrada
  • pm baleado 34020690 Brasil PM baleado na cabeça por foragido de ‘saidinha’ morre em BH

 

image
image

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia apreende fuzil AK-47 e pistola 9 mm que podem ter sido usadas em execução no Aeroporto de Guarulhos

Uma operação da Polícia Militar de São Paulo resultou na apreensão de um fuzil AK-47 e uma pistola 9 mm, armamentos que podem estar...

Quem é o delator do PCC que foi assassinado no Aeroporto de Guarulhos

Antonio Vinicius Lopes Gritzbach, um empresário que se tornou delator em uma investigação sobre lavagem de dinheiro ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC),...