Sala de Imprensa da prefeitura homenageia jornalista “Barretinho”

Publicado:

Tradição no Carnaval de Salvador, a edição de 2024 da Sala de Imprensa da prefeitura homenageia o jornalista e escritor soteropolitano José de Jesus Barreto, conhecido como Barretinho. Além da sala localizada no Campo Grande, que funciona para dar apoio aos jornalistas que cobrem a folia, também haverá um espaço para os profissionais de imprensa no Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves.

 

O espaço no Campo Grande foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis na manhã desta quinta-feira (8). “Depois de Renata [Vidal, secretário de Comunicação] e nossa equipe escolherem Barretinho para emprestar o nome a essa sala, temos a certeza que foi uma decisão acertadíssima. Pelo carinho e pela admiração de todos os profissionais da imprensa por você, Barretinho, alguém em quem a turma mais jovem pode se espelhar. Você é um orgulho para todos nós, graças a Deus estamos prestando essa homenagem em vida”, afirmou o prefeito, ao destacar a atuação do jornalista como subsecretário de Comunicação da Prefeitura de Salvador na gestão do então prefeito Antônio Imbassahy, principalmente durante o Carnaval.

 

Em seu discurso, o homenageado também lembrou o período em que trabalhou na Secretaria de Comunicação (Secom), na época chefiada pelo jornalista Tasso Franco. “Pegamos a virada do século e fizemos uma transformação muito grande, de um Carnaval analógico, muito restrito a Salvador e à Bahia, para um Carnaval online. Isso nos orgulha muito. Eu sou o homenageado, mas na verdade, a gente não faz nada sozinho”, pontuou Barreto. Durante sua passagem pela gestão municipal, foram mobilizados veículos de 43 países para a cobertura da maior festa de rua do mundo.

 

A secretária de Comunicação, Renata Vidal, destacou a importância da Sala de Imprensa para o Carnaval e elogiou o trabalho dos profissionais na cobertura da festa. “De nada adianta a gente fazer a maior festa popular do planeta se não tivéssemos estrutura para quem está cobrindo, levando cada detalhe do Carnaval para Salvador, a Bahia, o Brasil e o mundo”, disse a titular da Secom.

 

Ela também apontou os laços construídos por Barreto durante toda a vida profissional. “Bom currículo muita gente tem. Mas uma coisa que poucas pessoas têm é o carinho, o respeito dos colegas, como Barretinho tem. Isso não tem preço. Essa admiração, esse amor das pessoas, todas dizendo das boas recordações, que aprenderam muito com você, Barretinho”, afirmou a secretária.

 

QUEM É BARRETINHO?

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), José Barreto teve como escola no jornalismo a redação da Tribuna da Bahia, no início dos anos 70. Concursado, foi um dos fundadores, em 1971, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), onde trabalhou com rádio e TV.

 

Em 1997, foi convidado pelo jornalista Tasso Franco, então secretário, para ser o seu subsecretário de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Salvador, onde permaneceu durante toda a gestão do prefeito Antônio Imbassahy, até 2004.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dois homens morrem após confronto com a PM no Entroncamento de Jaguaquara

Na noite de sexta-feira (15), um trágico confronto entre policiais militares e dois homens ocorreu em Munduri, no distrito de Stela Câmara Dubois,...

Suspeito de assalto é morto por policial à paisana em Stella Maris

Na noite da última sexta-feira (15), uma sequência de eventos trágicos se desenrolou em Stella Maris, Salvador. Um homem, identificado como Marcos Rafael...

Três mulheres são encontradas mortas em área de mata em Ilhéus

No coração da cidade de Ilhéus, um cenário de tragédia se desenrolou neste sábado (16). Três mulheres, que haviam desaparecido na sexta-feira (15)...