Rosa Weber é indicada no lugar de Lewandowski para Tribunal do Mercosul

Publicado:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, para ocupar a vaga de árbitra no Tribunal Permanente de Revisão (TPR) do Mercosul. Ela já aceitou o convite e caso tenha o nome aprovado pelo Conselho do Mercado Comum, assumirá o posto deixado por Ricardo Lewandowski. Weber se aposentou em outubro de 2023.

 

Lewandowski renunciou ao cargo em janeiro deste ano para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O agora ministro do governo Lula integrava o tribunal desde julho de 2023 e estava como presidente do Tribunal do Mercosul, com a possível ida de Weber para a Corte, ela – que já foi presidente do STF -, herdará o restante do mandato de Ricardo Lewandowski, que vai até dezembro. Atualmente, a cadeira é ocupada temporariamente pela advogada Gisele Ribolom.

 

Criado em 2002, o TPR do Mercosul é responsável pela solução de controvérsias entre os quatro países do bloco: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Ao todo, cinco árbitros compõem o tribunal, sendo um indicado por cada membro e um quinto escolhido de forma conjunta.

 

A sede do tribunal fica em Assunção, capital do Paraguai. No entanto, segundo regimento interno, os magistrados não precisam estar presencialmente na Corte e trabalham em regime de disponibilidade. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vodca usada como decoração salva a vida de homem intoxicado por metanol em São Paulo

Uma garrafa de vodca russa, com 40% de teor alcoólico, guardada há cinco meses apenas como decoração,...

Justiça nega soltar técnico de enfermagem que matou agiota em hospital

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) rejeitou o pedido de habeas corpus do técnico de enfermagem José Carlos da Silva Santos,...

MPF cobra explicações da Ufba sobre falta de vagas no curso de Medicina

O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia solicitou respostas urgentes à direção da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) sobre...