Fotógrafo processa Xuxa, Globo e Endemol por causa de documentário

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O fotógrafo Francisco Aparecido Dias, que trabalhou com Xuxa Meneghel por 15 anos, está processando a apresentadora, a Globo e a produtora Endemol Shine Brasil pelo uso de imagens feitas por ele sem autorização na série documental sobre a vida da ex-Rainha dos Baixinho. Ele pede R$ 49,3 mil de indenização pelo uso ilegal de direito autoral e pelo dano material por uso irregular das obras.

Segundo informações obtidas pelo F5, da Folha de S. Paulo, o profissional alega que tirou inúmeros retratos oficiais de Xuxa no período em que trabalhou com ela.

Por causa disso, ele participou de uma negociação com Xuxa, Endemol e Globo para licenciar de algumas imagens para uso nos episódios, mas o grupo não chegou a um acordo financeiro. Mesmo assim, dois retratos foram usados na produção, sem anuência do profissional.

“No ano passado, diversos emails e mensagens de WhatsApp com detalhes do ocorrido foram trocados com representantes das rés, que nenhuma solução apresentaram, limitando-se a dizer que iriam averiguar a possibilidade de uma composição pelo uso indevido da imagem de autoria do autor, porém, ao final, concluíram que o melhor seria o autor tentar buscar seu direito na esfera judicial”, diz a defesa do fotógrafo.

O fotógrafo diz que esta não é a primeira vez que Xuxa estaria o prejudicando. Em uma entrevista para a revista Veja, em 2018, Xuxa afirmou que foi enganada pelo fotógrafo, sem apresentar provas.

Uma audiência de conciliação foi marcada para o dia 7 de maio pela Justiça para as partes tentarem um acordo.

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

TJ-BA decide desinstalar Cartório Distribuidor da comarca de Alagoinhas

O Cartório Distribuidor da comarca de Alagoinhas será desinstalado. Ato normativo publicado nesta sexta-feira (10) e assinado pela presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Roberto Maynard Frank, determina a desativação do equipamento.    As funções residuais do setor, tais como conferência de

Homem é assassinado em praça no Subúrbio Ferroviário de Salvador

Um homem foi executado na noite desta quinta-feira (9), em uma rua localizada próximo a Praça da Revolução, em Salvador. O corpo do homem foi encontrado na Rua Santa Luzia, no bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário da capital baiana. Ainda não há informações sobre a identidade da vítima.    De acordo com informações da Polícia

Relator pede aprovação de projeto que torna nepotismo crime 

O deputado Aureo Ribeiro, do Solidariedade do Rio de Janeiro, apresentou um relatório favorável ao projeto que torna crime o nepotismo e veda nomeações de parentes também para cargos de ministro e embaixador. O relatório foi apresentado no último dia 25 e está pronto para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da