Japão investiga 4 mortes ligadas a uso de suplemento alimentar

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério da Saúde do Japão investiga quatro mortes que podem estar relacionadas ao consumo de um suplemento alimentar. O uso do produto foi conectado a 106 hospitalizações no país asiático desde o início do ano.

O suplemento beni-koji é vendido em cápsulas e feito com arroz e fermento vermelho. Este fermento é feito com fungos da levedura do arroz. O produto era indicado para a redução do colesterol.

A principal fabricante, a Kobayashi Pharmaceutical, retirou mais de 300 mil produtos do mercado no último dia 20/3 quando apareceram as primeiras suspeitas de que o produto estivesse por trás das mortes.

Suplemento podia estar alterado O suplemento é conhecido por reduzir o colesterol, mas alguns estudos apontavam que ele levava a problemas no funcionamento do fígado e dos rins ao sobrecarregar os órgãos. A maioria dos hospitalizados alega ter desenvolvido doenças renais graves após usar o produto por longos intervalos, uma delas por três anos.

A empresa acredita que o problema não seja do produto em geral, mas de um lote produzido em sua fábrica na cidade de Osaka, que concentra a maioria dos casos. A empresa crê que uma “substância não-intencional” foi adicionada ao produto, o que pode ter causado as mortes, mas ainda está apurando.

“Colocamos a saúde dos nossos clientes em primeiro lugar e pedimos sinceras desculpas por ter este incidente. Gostaríamos de expressar as nossas mais profundas condolências às famílias enlutadas. Continuaremos a confirmar os fatos e as relações causais destas mortes”, informou a empresa em nota à imprensa.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Professor brasileiro é preso pela imigração nos EUA por disparo de arma perto de sinagoga

1) Identidade e papel: Carlos Portugal Gouvêa, 47 anos, brasileiro, professor visitante e advogado. 2) Local, data e contexto: disparo de arma de pressão...

Militar morta em incêndio dentro de quartel do Exército era musicista

Uma jovem militar do Exército Brasileiro morreu carbonizada em um incêndio no 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, no Setor Militar Urbano. Ela...

Entendendo a Previdência: Judicialização previdenciária – quando recorrer à Justiça contra o INSS é a solução

A judicialização previdenciária se consolidou como um fenômeno marcante no Brasil. Milhões de segurados enfrentam negativas imprecisas, demora no atendimento ou interpretações restritivas...