Assembleia de acionistas da Petrobras decide sobre dividendos e novo conselho

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos


abr5025

A Petrobras realiza nesta quinta-feira (25) uma assembleia de acionistas para eleger um novo conselho de administração e decidir sobre o pagamento de dividendos extraordinários. Essa questão tem sido o foco de uma crise política que quase resultou na queda do presidente da estatal, Jean Paul Prates. O governo busca aumentar sua influência direta sobre a Petrobras por meio da eleição para o conselho. Enquanto isso, a discussão sobre os dividendos tem impacto na visão dos investidores sobre a empresa, abalada recentemente. A expectativa é de que a Petrobras retome sua posição como uma das petroleiras com melhor retorno aos investidores, com a previsão de pagar entre 12% e 13% do valor das ações em 2025. A disputa em torno dos dividendos tem sido motivo de críticas desde a gestão anterior.

Em março, o governo vetou uma proposta da diretoria da empresa para distribuir dividendos extraordinários, alegando que isso poderia prejudicar os investimentos da companhia. No entanto, essa decisão foi revista na semana anterior por determinação do presidente Lula e deve ser votada na assembleia desta quinta-feira. A votação para o conselho também é crucial. Estão em jogo 10 das 11 cadeiras do colegiado, com representantes do governo e investidores privados disputando os assentos. Um deles será ocupada novamente por Rosângela Buzanelli. O governo apresentou uma lista com oito nomes, cinco deles já no colegiado: Prates, o secretário especial de Análise Governamental da Casa Civil, Bruno Moretti, dois secretários do MME (Ministério de Minas e Energia), Victor Saback e Pietro Mendes, e o advogado Renato Gallupo.

*Conteúdo produzido com auxílio de IA

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Pastor Lucas Cohen grava canção que promete ajudar pessoas com pressão emocional

Pastor Lucas Cohen do Ministério El Elion em Campo Grande, MS, no último sábado (11/05), gravou em sua igreja, em Campo Grande, a canção “Abre a Janela”. A música, cuja inspiração surgiu de situações vivenciadas por pessoas sob pressão emocional, reflete a busca por esperança em meio às adversidades do cotidiano. Durante uma viagem para

Governador do RS anuncia início do pagamento de R$ 2,5 mil para famílias em situação de pobreza

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou na sexta-feira (17) o início do pagamento de R$ 2,5 mil para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), residentes em áreas do Estado que foram inundadas pelas enchentes na região. O programa Volta por Cima informou que

Desemprego tem alta significativa em 8 Estados no primeiro trimestre, diz IBGE

A taxa de desemprego aumentou de forma estatisticamente significativa em oito das 27 Unidades da Federação (UFs) na passagem do quarto trimestre de 2023 para o primeiro trimestre de 2024, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (17).