Hospital do Oeste celebra 20 anos ampliando o acesso à saúde na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Hospital do Oeste (HO), em Barreiras, celebra 20 anos de atuação desde a inauguração em 2006, ampliando o acesso a serviços de média e alta complexidade pelo SUS para cerca de 975 mil habitantes de 36 municípios da região oeste. Ao longo das duas décadas, a instituição avançou de 175 para 298 leitos contratualizados e passou a oferecer neurocirurgia, UTIs Neonatal, Pediátrica e Adulta, Hemodinímica, cirurgia vascular de alta complexidade e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), habilitada em 2024, com o apoio do Governo do Estado. Palavras-chave: Hospital do Oeste, Barreiras, SUS, Unacon, radioterapia, ressonância magnética. Meta descrição: HO completa 20 anos, ampliando serviços e leitos, com perspectivas de novos equipamentos e reforço à saúde regional.

A semana de celebração começou no dia 14 de junho, com uma corrida de rua no Parque das Águas que reuniu centenas de colaboradores. O objetivo foi promover integração entre setores. “Eu e minha esposa valorizamos a qualidade de vida, meus filhos também gostam de esporte. Para a minha filha, trouxe a bicicleta para ajudar a completar o percurso”, comentou Tiago Henke, fisioterapeuta do HO, que participou junto com a família. Grupos de capoeira Esquiva e a Academia Aires Health enriqueceram o evento com música, dança e cuidados com a saúde.

No dia seguinte, 15 de junho, a programação seguiu na Praça Irmã Dulce, dentro do próprio hospital, com uma celebração simbólica. Em seguida, houve uma solenidade na Câmara de Vereadores prestando homenagens a profissionais, voluntários e gestores que atuam no HO há duas décadas, com a presença de Sérgio Lopes, assessor corporativo das Obras Sociais Irmã Dulce. O bispo diocesano Dom Moacir Silva Arantes ressaltou que o HO é um “oásis” de atendimento universal e humanização do cuidado.

Para a diretora-geral da OSID, Marina Barbizan, o aniversário representa a superação de desafios sem perder a essência: acolhimento, empatia e compromisso com o próximo. Na ocasião, a superintendente Maria Rita Pontes foi indicada ao Título de Cidadã Barreirense. A celebração ganhou continuação com uma missa de ação de graças na Praça Irmã Dulce, realizada no dia 18, conduzida pelo padre José Grigório, encerrando o ciclo litúrgico da homenagem.

Amar e Servir — esse é o lema que o HO mantém vivo e reconhece como referência estadual no atendimento gratuito pelo SUS para a população da região. Em 20 anos, o hospital ampliou a estrutura, elevou a capacidade de leitos e incorporou serviços estratégicos, investindo na qualificação das equipes e na cultura de humanização. Olhando ao futuro, as metas incluem implantar radioterapia, ampliar a infraestrutura com novos leitos e instalar uma ressonância magnética, com o apoio do Governo do Estado.

O HO permanece firme no propósito de oferecer saúde de qualidade e gratuita, fortalecendo o cuidado integral e a formação profissional na macrorregião. E você, como enxerga o papel do HO no desenvolvimento de Barreiras e região? Compartilhe suas opiniões nos comentários e participe da discussão sobre o futuro da saúde local.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Investigado por estupro de vulnerável e tráfico de pessoas é preso na zona rural de Valença

Um homem de 56 anos foi preso nesta quinta-feira (25), em Valença, suspeito de estupro de vulnerável e tráfico de pessoas para fins...

Mais uma turma de educadores participa da etapa presencial da formação e pesquisa sobre desinformação com especialistas dos EUA e Europa

Professores de Geografia, História, Filosofia e Sociologia da rede estadual de Salvador vão participar de um encontro presencial de formação e pesquisa sobre...

Motociclista morre após colisão com caminhonete dirigida por ex-prefeito no Extremo Sul da Bahia

Um motociclista morreu após uma colisão com uma caminhonete na madrugada desta quinta-feira, 25, na BR-101, em Itabatã, distrito de Mucuri, no Extremo...