Após denúncia de falta de “isonomia”, Agerba suspende edital de licitação para Catamarãs Salvador-Morro de SP

Publicado:

O edital de licitação nº 002/2024, que definirá qual empresa vai operar a linha marítima Salvador-Morro de São Paulo, no município de Cairu, está suspenso. A decisão partiu da Comissão Permanente de Licitação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), que acatou o recurso da licitante Cacatua Transporte de Cabotagem.

 

LEIA TAMBÉM:

VÍDEO: Presidente da ITS antecipa Agerba e divulga resultado de licitação para Catamarãs Salvador-Morro de SP

 

O Bahia Notícias já havia trazido que algumas exigências previstas no edital desagradaram diversas empresas interessadas em gerir a linha hidroviária. O crivo da presidente da comissão, Patrícia Silveira de Queiroz, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (27) e barrou o edital às vésperas do recebimento de propostas que aconteceria nesta quarta-feira (28) – sendo que antes, o procedimento seria realizado no dia 7 de maio.

 

Na escalada da polêmica, uma outra questão deixou uma ‘pulga atrás da orelha’ das licitantes. O presidente da Internacional Travessias (ITS), Luiz Carlos Catanhede, antecipou a informação de que a empresa teria vencido o edital para administrar a linha marítima antes mesmo do resultado ser publicado pela Agerba. No entanto, a ITS desmentiu o próprio presidente e negou estar participando da licitação.

 

ISONOMIA

Entre os artigos, o mais contestado é a exigência de que as embarcações da empresa vencedora tenham idade máxima de 15 anos, com prazo de apenas 120 dias para apresentá-las. “Considerando a idade máxima de quinze anos para embarcações existentes, apresentar o Plano de Renovação e Modernização da frota, sabendo-se que as embarcações não poderão exceder a vida útil de vinte anos dentro do período da Concessão”, diz um dos trechos do edital.

 

Trecho retirado do edital n.º 002/2024 da Agerba

 

As licitantes questionam que quase nenhuma empresa baiana – e provavelmente do país – teria condições de atender a essa determinação, além do fato desse critério não ser usual nas licitações do gênero, nem estarem estabelecidas em nenhuma norma legal. A exceção seria justamente a ITS que, conforme a afirmação do seu presidente, havia construído uma embarcação com essa finalidade.

 

Na oportunidade, a entidade disse, por meio de nota ao Bahia Notícias, que atende somente ao serviço de ferry-boat, que faz a linha Salvador-Itaparica e negou participação no processo licitatório. “A Internacional Travessias Salvador informa que não está participando de nenhum processo de licitação. A empresa atende exclusivamente ao serviço de ferry-boat Salvador/Itaparica”, afirmou a organização. 

 

Já a Agerba, também por meio de nota, afirmou que a licitação para linha Salvador-Morro de São Paulo encontra-se publicada através do edital de licitação 02/2024. “Foi estabelecido que a embarcação a ser utilizada tenha até 15 anos de uso com base em critérios técnicos utilizados pela Agência para garantir a eficiência, segurança e qualidade dos serviços prestados à população, incluindo a renovação e modernização da frota uma vez que o contrato tem previsão de 10 anos”, afirmou a agência. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por estupro de enteada com deficiência intelectual em festa em Ribeira do Pombal

Um homem de 38 anos foi detido na madrugada de sábado, dia 12, durante uma festa em Ribeira do Pombal, no nordeste da...

Homem com três mandados de prisão é detido em Santo Antônio de Jesus

Um homem de 23 anos foi preso neste domingo em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. A prisão ocorreu durante uma operação...

Jovem de 18 anos é executado dentro de casa em Ipiaú; duas mulheres foram baleadas

Na noite deste sábado (11), um jovem de 18 anos, identificado como Carlos César Andrade, conhecido como "Kinho", foi morto a...