Bolsonaro veta rateio do Fundef para professores

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a Lei 14.057/2020, que disciplina acordos diretos para pagamento de precatórios de grande valor no âmbito da União.

A lei, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (14), vetou do texto item que incluía nas novas regras os precatórios, originados de ações relativas aos repasses da União ao antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Havia grande expectativa sobre a destinação de parte dos recursos, referente à 60%, incluídos na aprovação pelo Congresso Nacional para complementação nos salários de professores da rede pública.

O veto foi atendido por solicitação dos governadores do Nordeste, durante a tramitação do projeto original na Câmara dos Deputados.

Segundo o governo, a medida destoa de recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), segundo a qual os recursos oriundos de precatórios do Fundef não podem ser empregados em pagamentos de rateios, abonos indenizatórios, passivos trabalhistas ou previdenciários e remunerações ordinárias dos profissionais da Educação.

Também destacou, segundo a justificativa do Planalto, a medida altera a aplicação específica das verbas do Fundef e desloca recursos vinculados ao uso exclusivo na melhoria da educação para o custeio de inativos e pensionistas.

.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hospital São Paulo está mais de 24 horas sem energia

O ciclone extratropical que atingiu a cidade de São Paulo trouxe ventos de até 98 km/h, provocando quedas de árvores, interrupções no fornecimento...

Nunes sanciona transporte por moto em SP com veto no centro expandido

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), sancionou nesta semana a regulamentação do mototáxi na capital. O projeto aprovado pela Câmara recebeu alterações...

Três pessoas da mesma família morrem após carro ser arrastado por enxurrada em Palhoça (SC)

Três pessoas da mesma família morrem após carro ser arrastado por enxurrada em Palhoça (SC) Durante a passagem de um ciclone extratropical, um veículo...