Corpo de Henry Miguel é removido para o IML de Teixeira de Freitas: Família desiste de doação de órgãos

Publicado:

Após a família optar por não mais doar os órgãos de Henry Miguel, de 4 anos, o corpo do menino foi removido do Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB) para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas. A reviravolta inesperada aconteceu nesta terça-feira, 23 de julho. Dona Silvia Ferreira de Jesus, avó do garoto, explicou a decisão tomada pela família.

Dona Silvia comentou: “Sou a avó paterna de Henry Miguel. Optamos por doar os órgãos voluntariamente, mas após dois dias de luta, percebemos que não havia mais vida. O hospital iniciou um protocolo para realizar os exames que confirmariam a morte encefálica de Henry Miguel”.

Ela explicou ainda que, no domingo (21), um eletroencefalograma foi realizado, porém, sem conclusão definitiva sobre a morte. Foi a ultrassonografia craniana que confirmou o falecimento cerebral do menino. No entanto, a família não conseguiu autorização judicial para prosseguir com a doação de órgãos, levando-os a desistir dessa decisão.

A guarda do menor estava sob análise do Ministério Público, e o juiz decidiu que a responsabilidade ficaria com a família paterna. Dona Silvia relatou que a equipe médica aguardava a autorização judicial para seguir com o procedimento de doação de órgãos, mas esta não foi concedida, levando à desistência da família.

Mesmo diante da dor da perda, a família lamentou não poder contribuir com a doação de córneas, rins, fígado e coração de Henry Miguel, órgãos em perfeito estado e prontos para ajudar outras pessoas na fila de espera. A avó expressou tristeza pela burocracia enfrentada junto à Justiça nesse processo.

Após a necropsia no IML de Teixeira de Freitas, o corpo de Henry Miguel foi liberado para a família. O velório ocorrerá na Quadra da Escola Municipal de Alcobaça, e o sepultamento está marcado para as 11h00 desta quarta-feira (24).

Por: Lenio Cidreira/Liberdadenews

Matérias relacionadas

“Henry Miguel” sofreu maus-tratos pelo padrasto e pela mãe e falece por morte cerebral no HECB em Teixeira: Órgãos estariam prontos para doação

Casal é detido em flagrante por maus-tratos e lesões graves a criança de quatro anos em Alcobaça

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher que causou morte de marido e colega por envenenamento vai a júri em Juazeiro

Nesta quarta-feira, Juazeiro se torna o palco de um julgamento que promete abalar a comunidade. Adriana Cruz dos Santos Gomes enfrenta um júri...

Fran Gil emociona ao relembrar últimos momentos ao lado de Preta Gil: “Segurava minha mão com força”

Fran Gil, o único filho de Preta Gil, compartilhou um relato tocante sobre os últimos momentos ao lado da mãe, que faleceu no...

PF faz operação contra tráfico de drogas em aeroportos paulistas

Na quarta-feira, 23 de julho, a Polícia Federal (PF) lançou uma operação de grande escala contra o tráfico internacional de drogas, focando nos...