Fé, crença religiosa e cuidados contra a COVID-19 marcam a festa dos Mouros e Cristãos em Alcobaça

Publicado:

Por Osmar Guarneles (o 'Fera da Galera')
Em tempo de pandemia e dos riscos de contágio e propagação do novo coronavírus as festividades precisam ser reinventadas.
A festa de São Sebastião, comemorada todos os anos em Alcobaça, nos dias 19 e 20 de janeiro, não teve os veteranos, os capitães de sempre. No lugar deles, seus descendentes, os mais jovens.
O evento foi organizado pelo Comitê Especial de Cultura, órgão ligado à Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Alcobaça.
As apresentações aconteceram no dia 19 de janeiro na Rua do Porto, Centro Histórico e nos bairros (Novelo e São Benedito). No dia de São Sebastião, acontece a festa religiosa.
Batalha dos Mouros e Cristaos
Batalha dos Mouros e Cristãos
Como em anos anteriores, a festividade foi realizada pela Paroquia de São Bernardo, com apoio de Cheganças, Marujada e Embaixada da Bahia, Prefeitura Municipal de Alcobaça e da Câmara Municipal de Vereadores, em especial, dos vereadores Gó da Colônia, Otoniel Muniz, Bruno de Betinho e Irmão Leandro.
OS MOUROS E CRIST??OS ??? faz parte das manifestações folclóricas, introduzidas no país pelos portugueses na época do Brasil Colônia. A luta reflete as guerras na Idade Média entre os cristãos e os mouros (povos árabes, habitantes do Norte da África, principalmente o Marrocos) na cruzada para dominar a Espanha e Portugal durante muitos séculos.
Após a Idade Média, o termo “mouro” – em português ??? passou a ser sinônimo de muçulmano (seguidor de Maomé e do islamismo).
Em Alcobaça, a luta entre os mouros e cristãos é encenada como o Bem e o Mal. Os alcobacenses se referem à essa manifestação como “luta de mouros e cristãos”.

[justified_image_grid flickr_user=80275062@N06 flickr_photoset=72157717994178982].

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Itamaraju encerra a primeira fase goleando Alcobaça por 5 a 2

A seleção de Itamaraju encerrou a primeira fase do Intermunicipal 2025 com autoridade diante de sua torcida. Jogando no Estádio Municipal Juarez Barbosa, o...

Cruzeiro e Grupo de Master se classificam para as finais do Cinquentão de Alcobaça

No último domingo, dia 14 de setembro, a manhã esportiva foi de grandes emoções no Estádio Municipal Francisco de Assis Castro Pereira (o Pereirão),...

Atlético de Maridália está na final do Veterano e Cruzeiro garante vaga na decisão do Cinquentão em Alcobaça

Os campeonatos de Veterano e Cinquentão de Alcobaça seguem agitando os domingos pela manhã no Estádio Municipal Francisco de Assis Castro Pereira, o tradicional...