O candidato a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF), Everardo Gueiros, recebeu nesta semana o apoio de ex-membros de grupos que antes eram seus adversários.
Entre os novos apoiadores de Gueiros está Bernardo Barcellos, que ocupou o cargo de presidente da Comissão dos Advogados Integrantes das Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista do Distrito Federal durante o mandato inicial do atual presidente da OAB-DF, Dêlio Lins e Silva Júnior.
Há indícios de que o grupo de Dêlio planeja lançar o atual secretário-geral da OAB-DF, Paulo Maurício Braz Siqueira, também conhecido como Poli, como candidato à presidência nas eleições de novembro deste ano.
Após expressar seu apoio a Gueiros, Barcellos enfatizou a importância da alternância saudável de poder para garantir a representatividade democrática na classe, permitindo a introdução de novas ideias e a conquista de novos horizontes, enriquecendo assim a advocacia.
Outra personalidade que mudou de posição na disputa pela OAB-DF foi a presidente da Comissão das Mulheres da Associação Brasileira de Advogados (ABA), Glaucia Souto. Ela agora está ao lado de Gueiros, anteriormente apoiava Cleber Lopes, renomado criminalista que também é um possível candidato à Presidência da OAB-DF.
Glaucia defende a importância da representatividade feminina dentro da Ordem. Ela ressalta que “a defesa dos direitos das mulheres inclui necessariamente a defesa das advogadas”.
As eleições da OAB-DF estão programadas somente para o final deste ano, porém já movimentam os bastidores da advocacia em Brasília desde o início de 2024. Até o momento, quatro pré-candidatos estão na disputa pela presidência: Cleber Lopes, Everardo Gueiros, Paulo Maurício e Renata Amaral.
Compartilhe esse artigo:
Comentários Facebook