Guia da Juventude: Eletricista, padeiro e recepcionista; veja cursos gratuitos disponíveis para jovens baianos no Projeto Trilha

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Capacitação Profissional para Jovens Baianos: Eletricista, Padeiro e Recepcionista

A formação profissional representa uma oportunidade de garantir emprego e renda para os jovens baianos. Iniciar a busca por qualificação social e profissional na juventude é o foco do Projeto Trilha, desenvolvido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O projeto oferece a chance de jovens em situação de vulnerabilidade social acessarem cursos profissionalizantes.

Dentre as opções de cursos oferecidos, destacam-se formações em eletricista de rede de distribuição, desenhista técnico, estamparia de tecidos, recepcionista de hotel, padeiro, doces e compotas, mecânico de manutenção de motocicletas, operador de caixa, entre outros. O Trilha conta com uma lista de 191 cursos disponíveis, cada um com carga horária de 200 horas/aula, distribuídos em Cadeias Produtivas como Indústria Criativa, Tecnologia da Informação, Turismo e Hospedagem, Arte e Cultura, Beleza, Estética e Bem-Estar, Construção Civil, Alimentos, Comércio e Atendimento, Transporte, Agricultura Familiar, Cooperativismo, Trabalho Doméstico, Metal Mecânica e Serviços.

A divulgação dos cursos e dos períodos de inscrição é feita periodicamente pela Setre e pelas entidades participantes, utilizando meios eletrônicos, como sites e redes sociais, além de ações nas comunidades e nas escolas das regiões atendidas.

Além da formação para o mercado de trabalho, os jovens recebem lanche e transporte durante o curso, fardamento, material didático, e uma bolsa de R$200 ao final do curso para os participantes com aproveitamento mínimo de 75%.

No momento, o processo do Trilha 2024 encontra-se na fase de sorteio eletrônico das entidades habilitadas. Após a confirmação dos critérios exigidos, é realizado o sorteio das entidades selecionadas e aptas eletronicamente, seguido pela avaliação das propostas de cursos oferecidos. Posteriormente, são divulgados os cursos disponíveis e os períodos de inscrição.

Mais de 3.300 Jovens Beneficiados

Entre 2019 e 2024, mais de 3.300 jovens foram beneficiados pelo projeto. Podem se inscrever jovens de 16 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social, desemprego involuntário, provenientes de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família, e que estejam matriculados na rede pública de ensino, frequentando regularmente o ensino médio, cursos de educação de jovens e adultos (EJA Médio) ou que tenham concluído o ensino médio.

Desde 2023, o projeto integra o Programa Juventude Produtiva, que oferece cursos produzidos por instituições formadoras credenciadas pela Setre.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Forças de segurança desmontam acampamentos de facção no recôncavo baiano

Uma operação conjunta das Forças Estaduais de Segurança Pública desfez um golpe contra o crime organizado na tarde desta sexta-feira (26), na região...

Baralho Lilás: Suspeito de estupro é preso pela PM em Feira de Santana

Um homem suspeito de estupro foi preso no município de Feira de Santana por equipes do 25º Batalhão da Polícia Militar (BPM) nesta...

Brinquedo com “minhocão” é interditato após acidente em parque de diversões em Alagoinhas

Alagoinhas viveu um susto na noite de quinta-feira (25), quando um brinquedo conhecido como 'minhocão' de um parque de diversões instalado nas imediações...