A administração municipal de Salvador fechou parceria com entidades sociais com o intuito de promover iniciativas que estimulem a prática esportiva, atividades culturais e a interação da terceira idade na região. Com um montante de R$ 20 milhões em investimentos, essa ação está incluída no programa Vida Nova 60+, cujos desdobramentos foram revelados pelo secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, durante um evento realizado nesta sexta-feira (9) nas futuras instalações do Abrigo D. Pedro II, localizado no bairro do Garcia.
O abrigo será realocado do bairro de Piatã para uma nova sede na Avenida Leovigildo Filgueiras. De acordo com a Sempre, o novo local, que terá uma área mais espaçosa, terá a capacidade para abrigar 75 idosos em regime de longa permanência. Além disso, o espaço abrigará um Centro Dia, onde serão promovidas atividades recreativas, terapêuticas e de integração social para esse público.
“Estamos implementando uma série de medidas voltadas para apoiar e estimular os idosos em nossa cidade. O envelhecimento saudável é uma prioridade que devemos incentivar no âmbito da gestão pública. Em Salvador, 17% da população é composta por idosos. Portanto, estruturar essa política é assegurar a dignidade desse grupo, proporcionando mais saúde e bem-estar”, explicou Magalhães.
O secretário ressaltou que os termos de fomento para a transferência de recursos a organizações da sociedade civil têm como objetivo garantir que os idosos da capital baiana tenham acesso a oportunidades de desenvolvimento pessoal e social. A nova sede do Abrigo Dom Pedro II funcionará como uma unidade mista, priorizando os idosos sem vínculos familiares, ou seja, em situação de abandono. “Eles receberão todo o apoio de cuidadores sociais, além de alimentação e cuidados paliativos”, complementou.
Para os idosos que não estão em instituições, haverá um Centro Dia que atenderá mais de mil pessoas por demanda aberta, oferecendo refeições e atividades recreativas e de integração social. O novo edifício do Abrigo Dom Pedro II está passando por adaptações para garantir a acessibilidade e tem previsão de entrega em até 90 dias.
Como parte dos investimentos do programa Vida Nova 60+, a Sempre também adquiriu um micro-ônibus e uma van adaptados para o transporte de idosos em eventos e atividades.

Facebook Comments