Record perde ação contra tiktoker por dizer que ele plantava cogumelos alucinógenos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Record foi condenada a indenizar o tiktoker Victor Han por ter afirmado, em uma reportagem veiculada no telejornal Fala Brasil e na Record News, que ele ensinava seguidores a plantar drogas nas redes sociais, informa a Folhapress. O caso ocorreu em 2023.

A decisão de condenação aconteceu em segunda instância na 2ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Ainda é possível recorrer a instâncias superiores da justiça nacional, como o STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Com uma audiência de 2,1 milhões de seguidores no TikTok, Victor Han ganha destaque com conteúdos informativos e curiosidades. Em um de seus vídeos tutoriais, Han ensinava técnicas de cultivo de cogumelos shimeji, comumente utilizados na culinária, principalmente oriental.

Entretanto, em setembro do ano passado, durante uma reportagem sobre tráfico de drogas online, a Record usou o vídeo de Han para insinuar que ele era um “traficante de cogumelos ilegais”, incluindo seu nome entre os responsáveis por um suposto esquema criminoso.

“A Record distorceu o conteúdo, retratando Victor como traficante de cogumelos alucinógenos, não apenas no programa televisivo, mas também em suas plataformas oficiais e redes sociais”, afirmou a defesa de Victor Han.

Han teve que interromper suas atividades para esclarecer aos seguidores que não estava envolvido em atividades ilícitas, impactando negativamente em sua imagem e bem-estar emocional.

Diante disso, a Justiça concordou com a argumentação da defesa do tiktoker e determinou que a Record pagasse uma indenização no valor de R$ 8 mil. Han havia solicitado originalmente R$ 20 mil, e ainda tem a possibilidade de recorrer em busca de um valor maior.

A Record optou por não se pronunciar sobre questões judiciais quando procurada para comentar o caso. A defesa de Victor Han confirmou a condenação.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fim de uma era: orelhões que marcaram gerações são removidos das ruas. Vídeo

A Anatel iniciou neste mês a remoção definitiva dos orelhões das ruas do Brasil, com conclusão prevista para 2028. A operação começou oficialmente...

Paulista dirige 1º longa de animação brasileiro no Festival de Berlim

Papaya é o primeiro longa-metragem de animação brasileiro a integrar a mostra competitiva Generation KPlus do Festival de Berlim, dirigido por Priscila Keller....

Ney Matogrosso empolga público com clássicos no Festival de Verão

Ney Matogrosso foi ovacionado pelo público ao subir ao palco do Festival de Verão de Salvador 2026 como a segunda atração...