Operação prende suspeito de integrar esquema de mineração ilegal de ouro no interior baiano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma pessoa foi detida e dois mandados de busca foram executados nesta manhã de segunda-feira (26) em uma operação contra a mineração ilegal de ouro em Nordestina, localizada na região sisaleira. Intitulada como Lixiviação, essa ação é um desdobramento da Operação Garça Dourada, que teve início em 6 de junho do ano passado e se estendeu por meses.

Na ocasião, as autoridades constataram que os suspeitos vinham realizando extração ilegal de ouro por anos, chegando ao ponto de erguer laboratórios para receber e refinar os “rejeitos” de moagens feitas por garimpeiros ilegais, por meio de processos químicos industriais.

Para essa atividade, eles utilizavam o método de lixiviação para extrair o ouro, empregando grandes quantidades de Cianeto de Sódio. Segundo a Polícia Federal (PF), tanto o cianeto de sódio quanto o cianeto de potássio, substâncias altamente tóxicas, têm sua compra e uso regulamentados pelo Ministério do Exército, devido ao impacto na saúde humana e no meio ambiente.

A PF também informou que, mesmo após mandados judiciais terem sido cumpridos nos locais operados pelos investigados, estes continuaram com a prática ilegal de mineração, enviando remessas de ouro para outros estados, seja na forma de barras ou já transformados em joias.

Os investigados serão responsabilizados por diversos crimes, incluindo usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais, uso/armazenamento impróprio de substância tóxica, perigosa e nociva, assim como lavagem de dinheiro. As penas totais podem chegar a 29 anos de prisão.

A operação está sendo conduzida por cerca de 20 policiais federais, que estão cumprindo os mandados expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária da Bahia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Menos da metade das vias em favelas baianas têm capacidade para a circulação de ônibus e caminhões

A desigualdade social também se estende ao acesso ao sistema público de transporte. Além de conviver com precariedade, insegurança e dificuldade no acesso...

MP-BA emite recomendações a municípios por falhas na alfabetização e infrações ao Plano Nacional de Educação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Conceição do Coité, emitiu duas recomendações administrativas com caráter...

“Vamos encarar como final de Copa do Mundo”, diz Jair Ventura antes de clássico contra o Bahia

4 a 0 foi o saldo da vitória do Vitória sobre a Juazeirense nesta quarta-feira (21). O técnico Jair Ventura avaliou o desempenho...