Uma tempestade tropical classificada como “extremamente forte” atingiu a ilha de Kyushu, localizada no sul do Japão, na manhã de quinta-feira (29) – noite de quarta-feira em Brasília. Essa ocorrência foi comunicada pela agência meteorológica japonesa. As autoridades da província de Kagoshima emitiram um aviso para que 56 mil moradores evacuassem suas residências e se deslocassem para locais seguros.
Essa tempestade já provocou intensas chuvas em várias partes do país, resultando em um deslizamento de terra na cidade de Gamagori na terça-feira, que soterrou uma casa onde vivia uma família composta por cinco pessoas. Infelizmente, os pais, ambos com aproximadamente 70 anos, e um filho na faixa dos 30 anos faleceram devido ao incidente. As outras duas filhas adultas conseguiram sobreviver, conforme relatado pela agência de notícias local Kyodo.
O centro do tufão Shanshan avançou em direção à ilha próxima à cidade de Satsumasendai, na província de Kagoshima, localizada na extremidade sul do arquipélago, por volta das 08h00 (20h00 de quarta-feira em Brasília), conforme informado pelo departamento meteorológico. Na véspera, o porta-voz do governo japonês, Yoshimasa Hayashi, havia emitido um alerta de que esse tufão “extremamente forte” traria consigo “ventos violentos, ondas altas e uma tempestade de níveis sem precedentes para muitas pessoas”. A agência meteorológica previu um total de 1.100 milímetros de precipitação na ilha de Kyushu entre a quarta-feira e a manhã de sexta-feira, representando a metade da quantidade anual de chuva habitual na região.
Com informações da AFP
Publicado por Sarah Américo

Facebook Comments