A deputada estadual Lucinha do MST (PT) irá assumir a presidência da recém-instalada Comissão Especial de Promoção da Igualdade da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A medida foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (5), após deferimento do presidente da Casa, o deputado Adolfo Menezes (PSD).
“Esta comissão é fruto de uma longa trajetória de luta dos movimentos sociais e da comunidade negra, que historicamente têm resistido às estruturas de desigualdade e racismo em nosso estado. Estamos aqui para garantir que os direitos de todos os povos e comunidades sejam respeitados e fortalecidos”, afirmou Lucinha do MST.
A comissão servirá para a construção de políticas públicas voltadas para a superação das desigualdades históricas que afetam a população negra, indígenas, quilombolas, ciganos, LGBTQIAPN+ e comunidades tradicionais. Composta por oito membros efetivos e quatro suplentes, a comissão fará a promoção de debates, audiências públicas e ações concretas em defesa da igualdade racial e dos direitos humanos na Bahia.
Lucinha do MST é natural de Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia, ela iniciou sua militância aos 15 anos , participando das primeiras ocupações do Movimento Sem Terra (MST) no estado. Desde então, dedicou sua vida à defesa dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade, consolidando sua liderança no MST.
Além de atuar na direção estadual e nacional do movimento, Lucinha também foi coordenadora-geral do Acampamento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e fez parte de organizações como a Via Campesina e a Coordenação Nacional dos Movimentos Sociais (CMS).
Atualmente, ela também atua como Secretária Nacional de Movimentos Populares do PT, articulando manifestações populares e fortalecendo a luta por políticas públicas.
Comentários Facebook